Maracanã retoma estágios presenciais e soma mais 54 empresas e órgãos públicos conveniados

Estudantes de Zootecnia, do IFMA Maracanã, fazem estágio em avicultura
O estudante de Zootecnia Alessandro Henrique dos Santos é cego e, por isso, sua aprendizagem se amplia quando as experiências passam pelo toque. Nos dias de estágio na empresa Agronor Alimentos, sediada no município de Santa Inês, os conhecimentos sobre avicultura fizeram ainda mais sentido para ele quando conseguiu tocar em cada uma das etapas do manejo de ovos e de frangos. Essa prática foi possível com o retorno dos estágios curriculares presenciais, a partir do segundo semestre de 2021. Nesse período, assim como Alessandro, mais 80 estagiários do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) – Campus Maracanã também puderam expandir seus aprendizados.
Os estágios ficaram suspensos até o primeiro semestre deste ano, por conta da pandemia do novo coronavírus. Nesse período, a Coordenação de Estágios do campus continuou a busca por convênios. O resultado desse trabalho foram 54 novas empresas e órgãos públicos conveniados, abrindo vagas para que estudantes do campus pudessem estagiar em diversos municípios do Maranhão, além de campos em Goiás, no Ceará e no Pará.
“Começamos a focar em instituições externas. Hoje, temos uma grande quantidade de organizações parceiras. É importante para que os alunos possam conhecer as empresas e as empresas conhecer nossos alunos. Isso pode abrir oportunidades de futuros empregos”, defendeu o professor Stefan Dörner, que é coordenador de Estágio do Campus Maracanã.
Com o Plano de Retorno Gradual às Atividades Pedagógicas Presenciais, foi autorizada a retomada dos estágios, inicialmente para estudantes dos cursos superiores. O contato com o mundo do trabalho tem vantagens para quem está concluindo sua formação, mas também leva benefícios para as empresas. “Estamos juntando o empresariado com a instituição de ensino e os alunos, por isso temos ganhos para todos. O aluno vai ter melhor qualificação, porque o que ele aprendeu na teoria vai poder aplicar na prática, e o empresariado vai conhecendo nossos alunos e vendo a capacidade deles”, completou Stefan.

Coordenador de Estágio, Stefan Dörner, acompanha estagiários
Estágio com inclusão
Na Agronor Alimentos, Alessandro, que está em formação como zootecnista, experimentou o passo a passo da produção de ovos e da fábrica de ração. “Hoje eu posso dizer que tenho um conhecimento de saber na prática o manejo completo até a saída para o mercado. Pude tocar e saber mesmo como são os procedimentos. Por exemplo, o passar pela esteira eu não tinha noção de como era. Como eu toquei, sei como é feito”, contou o aluno, que é deficiente visual e estagiou em uma empresa com alto investimento em tecnologia e automação. Ele escolheu a área de avicultura por já possuir sua própria criação de frangos.
Além da aprendizagem técnica, a presença do Alessandro também gerou ganhos em termos de inclusão. “Muitas empresas não sabem que tem a Lei de Inclusão [Lei Brasileira da Inclusão Social (LBI), nº 13.146/2015], pela qual 5% dos trabalhadores devem ser de deficientes. E também não conhecem a capacidade das pessoas. Aqui os empresários têm a oportunidade de conhecer que os alunos são capazes de exercer essas atividades como qualquer outra pessoa”, afirmou o professor Stefan.
O estágio dos alunos do IFMA – Campus Maracanã foi destaque no programa Mirante Rural, da TV Mirante, afiliada da Rede Globo no Maranhão. Confira o vídeo na íntegra:
Redes Sociais