Página Inicial > Notícias > Concludentes de licenciaturas colam grau em Dom Pedro

Concludentes de licenciaturas colam grau em Dom Pedro

Novos licenciados em Química e Matemática tiveram formação em cursos a distância pelos campi Monte Castelo e São João dos Patos
  • Augusto do Nascimento
  • publicado 07/01/2022 12h22
  • última modificação 07/01/2022 12h22

O IFMA realizou em 18 de dezembro de 2021 (sábado), no município de Dom Pedro, a outorga de grau a duas turmas de estudantes concluintes de cursos superiores de licenciatura, na modalidade de educação a distância (EaD). Os novos licenciados tiveram formação pelos polos da Universidade Aberta do Brasil (UAB): a turma de Química pelo Polo Monte Castelo (vinculado ao campus homônimo, em São Luís), e a de Matemática pelo Polo Dom Pedro, do Campus São João dos Patos. A solenidade de colação de grau ocorreu no auditório do Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de Dom Pedro (Sinserpdom).

O diretor executivo do IFMA, professor Roberto Brandão, representou a Reitoria na cerimônia. Ele destacou a qualificação que os novos profissionais receberam no Instituto, que os habilita a exercer a carreira de educadores nas respectivas áreas de formação, contribuindo para o desenvolvimento da cidade e da região em torno do município, ao atender à demanda de professores na rede de ensino local. O gestor também ressaltou a participação dos familiares, no sentido de apoiarem os estudantes a persistir no estudos, apesar das dificuldades causadas pelo período de pandemia da COVID-19.

Ao lado do diretor executivo, as gestões dos campi São João dos Patos e Monte Castelo tiveram representação, respectivamente, de Renato Darcio Silva Noleto (diretor-geral e paraninfo da turma de Matemática) e de Alberico Francisco do Nascimento (diretor de ensino superior). Ráudila Aparecido Araújo Sousa foi paraninfa do curso de Química. Quanto às coordenações de ambas as licenciaturas, participaram da colação de grau Marcelo Moizinho (Química) e Marcus Vinícius de Oliveira Lima (Matemática), este último também patrono do curso. O secretário municipal de Educação de Dom Pedro, Francisco Guthyerres Lemos Sampaio, foi o patrono de Química. A cerimônia contou ainda com a presença de Débora Ribamar Macedo, diretora adjunta UAB do Instituto, e Lafe Costa, coordenador do polo.

Para prestar o juramento solene de outorga de grau de licenciados, Francisca Kamila da Silva e Silva (Matemática)  e Márcio Roney Costa Paula Barrêto (Química) evocaram os pares a assumir o compromisso de, no desempenho das funções de educadores, transmitir com lealdade, integridade e honestidade os ensinamentos humanos e científicos apreendidos no processo formativo, de forma que os alunos futuramente confiados a cada professor se tornem profissionais e cidadãos conscientes . Os juramentistas apontaram ainda para o compromisso com o desenvolvimento científico, social e ético, no sentido de contribuir para a formação de uma sociedade mais justa e responsável.

Nos discursos das oradoras das turmas, Rayanne Marques Santana Rocha (Química) e Alinne Araújo Brito (Matemática) ressaltaram a experiência durante o curso, as adversidades advindas pela pandemia da COVID-19, que levaram ingressantes a abandonar os cursos, e sobretudo o apoio dos familiares, gestores e professores do IFMA e da UAB. Ambas representantes também destacaram a relevância do conhecimento apreendido para o desenvolvimento da educação em Dom Pedro.

Licenciatura em Matemática (Polo Monte Castelo)

Licenciatura em Química (Polo Dom Pedro)