Aluno do IFMA participa de competição global da Huawei nesta quinta (20)
Em janeiro de 2021, o projeto Digital4People foi selecionado e ficou entre os top 10 finalistas globais. As equipes receberam, então, mentorias nas áreas de storytelling e revisão tecnológica, por exemplo, para aperfeiçoamento das propostas; e agora a disputa está no âmbito da votação popular para, juntamente com o júri técnico, definir a classificação final. Atualmente, a votação Audience Prize está entre os projetos Digital4People, do Brasil; Binary Brains, da Líbia; e SA-Tech, da África do Sul. Para conhecer melhor os projetos e votar, confira este tweet.
“A gente está junto desde do dia 22 de setembro de 2021, que foi quando começou o seeds e os grupos foram formados. Desde então o projeto vem sendo um trabalho constante. E vem sendo um desafio muito gratificante de se participar. Nós conhecemos muitas pessoas com vasta experiência na área de tecnologia que nos ajudaram a melhorar nosso projeto, tanto os jurados quanto os mentores nos ensinaram muito. Isso nos deu muita confiança de que não só vamos nos sair bem na competição mas que, também, nosso projeto tem um futuro bem promissor e vai ajudar muita gente. Não só eu mas a equipe toda tá ansiosa e bastante confiante”, destaca Paulo.
A votação estará disponível até às 23h59 desta quarta-feira, 19 de janeiro.
Projeto Digital4People
O projeto Digital4People foi idealizado para sanar o problema de milhares de famílias nordestinas que não têm água encanada e dependem do abastecimento de água em suas cisternas por meio de carros-pipas. O sistema proposto monitora o nível de caixas d’água e informa a um servidor central quando elas precisam ser abastecidas e quando foram devidamente preenchidas. O hardware do sistema consiste em um sensor ligado a uma rede, que envia dados constantemente ao sistema, enquanto o software é dividido em duas partes, uma aplicação web para gerenciamento e uma aplicação mobile, para o uso dos motoristas de carros-pipa. Desta forma, quando uma cisterna precisa ser abastecida, a informação é enviada pelo sistema para o motorista de carro-pipa, pelo aplicativo.
Além disso, os estudantes também previram a criação de uma plataforma pra sincronização das rotas dos caminhões. Os tripeiros teriam um aplicativo e seriam cadastrados em uma rota específica. À medida que abastecessem as cisternas e cumprissem a meta, os dados já seriam sincronizados com o nosso sistema. Segundo a equipe, a criação possibilita uma economia de 78% e implementa uma melhora com relação ao atual sistema que gerencia esse tipo de distribuição de água.
Saiba mais sobre a competição global Tech4Good neste site.
E, para conhecer os dez projetos finalistas, acesse este link.
Redes Sociais