Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
  • Acessibilidade
  • Alto Contraste
  • Mapa do Site
  • PortugueseEnglishSpanishChinese (Simplified)FrenchGermanItalian
Página Inicial > Notícias > Professor do IFMA Zé Doca lança coletânea de pesquisas em Educação Física
Início do conteúdo da página Notícias

Professor do IFMA Zé Doca lança coletânea de pesquisas em Educação Física

O livro se encontra em pré-venda, até 31 de janeiro, no site da editora
  • Assessoria de Comunicação
  • publicado 27/01/2022 20h17
  • última modificação 27/01/2022 20h32

Imprimir

Dez artigos integram o livro “Educação Física em Rede: pesquisas em ação”, organizado pelo professor de Educação Física do Instituto Federal do Maranhão (IFMA), Campus Zé Doca, João Batista Corrêa.

Com selo da paranaense Editora Clube dos Recreadores, o trabalho foi organizado em conjunto com Cleber Mena Leão Junior, presidente da Associação Brasileira de Recreadores (ABRE), localizada em São Paulo (SP).

O professor do IFMA é autor do artigo “A brinquedoteca em diferentes contextos: a importância do profissional de educação física como mediador das atividades propostas. A obra apresenta, ainda, trabalhos de 17 investigadores dos estados de São Luís, Santa Catarina, Rio Grande do Norte, Paraná, Paraíba e Amazonas.

O livro aborda o acesso, a permanência e o êxito dos alunos do curso de Licenciatura em Educação Física, práticas pedagógicas na rede pública, coordenação motora, motivação para busca de dança como atividade física, futsal adaptado para inclusão de deficientes, sociabilidade das olímpiadas indígenas, uso de jogos eletrônicos e tecnologias em aulas de educação física,

“A obra é uma oportunidade para que professores de diversas áreas da Educação Física possam disseminar pesquisas relevantes e, que muitas vezes, ficam restritas à academia”, ressaltou João Batista. “Cada estudo busca a melhoria do trabalho desenvolvido em Educação Física, com amplas possibilidades para os leitores”, prosseguiu.

A edição impressa está em pré-venda até o dia 31 de janeiro no site da editora: Acesse aqui.

O envio dos livros está previsto para ocorrer a partir de março.

Sobre os autores:

João Batista Ferreira Corrêa

Professor do IFMA Campus Zé Doca. Mestre em Ciência da Motricidade Humana (UCB-RJ). Especialista em Docência do Ensino Superior; em Escola, Família e Sociedade; e em Educação Física Escolar. Graduado em Educação Física (UFMA). Delegado Adjunto da Federação Internacional de Educação Física. Membro da Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento; Grupo de Pesquisa em Educação, Atividade Física e Saúde do Sertão Paraibano (GPEAFSPB) e do Centro de Desenvolvimento de Pesquisas em Políticas de Esporte e de Lazer da Rede Cedes do Estado da Paraíba. Atua no exercício do magistério superior nas disciplinas: Modalidades Esportivas Coletivas I e II, Futsal, Voleibol, Basquetebol, Handebol, Recreação e Lazer, Educação Física Infantil, Ética e Atuação Profissional.

Cleber Mena Leão Junior

Doutorando em Educação Física (UEM). Mestre em Ensino (UNESPAR). Especialista em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino (UTFPR); e em Educação Física Escolar (PUCPR). Graduado em Educação Física (PUCRS) e Pedagogia (FAPAN). Líder do Grupo de Estudo em Recreação (GER). Membro do Grupo de Estudos do Lazer GEL/UEM) e da Sociedade Portuguesa de Ciências dos Videojogos. Presidente da Associação Brasileira de Recreadores (ABRE). Sócio-Fundador da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Estudos do Lazer (ANPEL). Membro da Confraria dos Profissionais de Lazer do Paraná (CONFRARIA). Temas de pesquisa: Exergames, Gamificação e Videogames de Movimento Corporal aplicados ao Lazer, Recreação e Ensino dos Conteúdos da Educação Física Escolar.

 

Fim do conteúdo da página