Nota de Esclarecimento: funcionamento dos serviços de tecnologia da informação e comunicação no IFMA
O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) informa que em dezembro de 2021, por meio de monitoramento da equipe da Diretoria de Gestão da Tecnologia da Informação (DGTI), foi detectado um problema sistêmico na infraestrutura do data center – ambiente que abriga servidores de rede e sistemas de armazenamento de dados da instituição, o que ocasionou falhas e paradas constantes em alguns sistemas, entre os quais podemos destacar o Sistema Unificado de Administração Pública (SAUP), Portal, Portal de Periódicos, Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), IFMA Digital, entre outros.
O IFMA destaca que o corpo técnico da área de tecnologia da informação e comunicação vem trabalhando, desde então, incessantemente para mitigar, sanar as intercorrências e restabelecer os sistemas. Entretanto, em 11 de janeiro, vários periféricos que integram a infraestrutura do data center apresentaram defeito, fato que dificultou as atividades de manutenção e ampliou a instabilidade dos serviços digitais.
De forma paralela às atividades de suporte e manutenção corretiva, a instituição vem trabalhando na atualização e no processo de aquisição de novos equipamentos e/ou contratação de serviços de infraestrutura em nuvem pública, este último como uma nova possibilidade de hospedagem dos serviços de Tecnologia da Informação, além da possibilidade de aumentar a redundância para garantir maior disponibilidade dos sistemas.
Importante ressaltar que na Administração Pública, todo e qualquer processo de contratação segue um rito legal, com protocolos, etapas e prazos e obedecendo normativas de órgãos de controle internos e externos (Auditoria Interna, Procuradoria Jurídica, Tribunal de Contas da União e Controladoria Geral da União, dentre outros).
O IFMA reconhece a importância da estabilidade, continuidade e qualidade dos sistemas, e que as medidas em curso possibilitarão o pleno reestabelecimento do data center e dos serviços de tecnologia da informação e comunicação.
Redes Sociais