Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
  • Acessibilidade
  • Alto Contraste
  • Mapa do Site
  • PortugueseEnglishSpanishChinese (Simplified)FrenchGermanItalian
Página Inicial > Notícias > Campus Barra do Corda outorga grau a primeira turma de Administração
Início do conteúdo da página Notícias

Campus Barra do Corda outorga grau a primeira turma de Administração

O curso de bacharelado foi aprovado em 2017 pelo Conselho Superior do IFMA, como o primeiro de formação superior da unidade de ensino
  • Augusto do Nascimento
  • publicado 17/02/2022 09h58
  • última modificação 17/02/2022 09h58

Imprimir

Pró-reitor Rogério Teles (PRPGI) presidiu a solenidade de outorga de grau aos bacharéis formados pelo IFMA

A comunidade do Campus IFMA Barra do Corda realizou no dia 10 de fevereiro (quinta-feira) a outorga de grau à primeira turma de bacharéis concludente do curso de Administração, aprovado em 2017 pelo Conselho Superior (CONSUP) do Instituto. A solenidade reuniu familiares dos concludentes, além de servidores do Campus Barra do Corda, alta gestão do IFMA e autoridades do município.

“A educação é sempre o caminho mais próspero. Somos vencedores, sonhadores e fortes”, afirmou o concludente orador da turma. Segundo ele, no decorrer do curso, além dos cronogramas de aulas, projetos de pesquisa e provas, até a culminância com a entrega do trabalho de conclusão de curso (TCC), as atividades foram marcadas pelo convívio com pontos de vista diferentes, mas que os integrantes da turma lidaram de forma positiva com as divergências de opiniões. Ele manifestou a satisfação de ver que os primeiros ingressantes no curso de Bacharelado em Administração do Campus Barra do Corda receberam uma educação de excelência, que a partir da outorga de grau seria “devolvida” à sociedade através da atuação dos novos profissionais. Além da capacitação técnica para o mercado de trabalho, o orador destacou que os formandos haviam desenvolvido suas potencialidades individuais. Para ele, os então alunos de graduação também enfrentaram dificuldades e fizeram sacrifícios, a fim de conciliarem as dimensões da vida familiar, profissional e acadêmica. Nesse contexto, lembrou o orador, inúmeras pessoas que iniciaram o curso acabaram desistindo, ao perder a motivação.

Paraninfo da turma, o professor Antônio Vitor Ribeiro dos Santos ressaltou que, com a outorga de grau, os concludentes alcançavam o objetivo que se tinham proposto ao ingressar na carreira acadêmica, mas que a missão dos profissionais formados apenas iniciava, dada sua responsabilidade em colaborar com o desenvolvimento socioeconômico não somente de Barra do Corda e região, mas também do estado e do país. Segundo ele, preservar valores como planejamento, foco, determinação e ética é fundamental para que os futuros administradores se reconheçam como seres humanos e alcem novos voos com confiança. Antônio Vitor dos Santos refletiu que sempre há maior dificuldade para se percorrer caminhos difíceis e alcançar a vitória, em tempos difíceis como a atual onda pandêmica.

“O triunfo pertence a quem se atreve [a buscá-lo]. Vocês têm obstáculos a superar, metas a alcançar, e sonhos a realizar”, enfatizou a primeira-dama de Barra do Corda, Abigail Nunes, que no evento de colação de grau representou o prefeito Rigo Teles, padrinho da turma de concludentes. Dirigindo-se à primeira turma de administradores formada pelo Campus Barra do Corda, ela considerou que o conhecimento e o saber são instrumentos de ação muito fortes, e que o orgulho da formatura alcançava não apenas os novos bacharéis, mas ainda as famílias e o conjunto da sociedade barra-cordense.

Para Marinete Moura, diretora-geral do Campus Barra do Corda, os formandos passaram por um processo de metamorfose durante o período formativo, através das teorias da Administração, práticas curriculares, e do contato que tiveram com os profissionais que os acompanharam nas disciplinas específicas do curso. “O IFMA entrega [à sociedade] novos administradores com a marca da Rede Federal [de Educação Profissional, Científica e Tecnológica]”, disse a gestora, associando aos institutos federais a excelência no cumprimento da missão que essas instituições têm de valorizar a construção de sonhos. Marinete Moura observou que o desafio de implantar e concluir o primeiro curso superior do Campus Barra do Corda passou por longa jornada, marcada pela parceria e interação entre os servidores técnicos e docentes, e também com os alunos. Sobre a outorga de grau, a diretora considerou que se trata de um ponto de chegada na perspectiva da graduação, mas ao mesmo tempo representa a partida para o ingresso no mundo profissional.

“A maior satisfação de um professor é acompanhar o desenvolvimento intelectual dos jovens”, refletiu Rogério de Mesquita Teles, da Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (PRPGI), que representou a alta gestão do Instituto na solenidade do Campus Barra do Corda. O pró-reitor ressaltou que, além do corpo docente, os servidores técnico-administrativos e profissionais terceirizados contribuíram sobremaneira para a formação dos concludentes. Outro destaque dado pelo gestor foi para as famílias dos estudantes, que acreditaram no IFMA como instituição formadora dos jovens. Rogério Teles fez referência ao período de pandemia da COVID-19, que afetou a realização das aulas, além de ter levado à perda de pessoas próximas. Nesse contexto, ele enfatizou o papel da ciência na criação de vacinas que vêm contribuindo significativamente para a diminuição da gravidade da doença.

 

Fim do conteúdo da página