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IFMA publica relatório da Pesquisa de Acompanhamento de Egressos 2021

  • Assessoria de Comunicação
  • publicado 22/02/2022 10h17
  • última modificação 22/02/2022 10h22
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Primeira ação vinculada ao projeto estratégico “IFMA no Mundo”, a Pesquisa de Acompanhamento de Egressos 2021 teve seus resultados divulgados em relatório disponível no site da Pró-Reitoria de Extensão (PROEXT). Os dados foram obtidos a partir de um questionário aplicado ao longo do mês de agosto do ano passado com pessoas que já haviam concluído um curso técnico, de graduação ou pós-graduação no Instituto. O objetivo foi traçar o perfil dos egressos, que avaliaram seu êxito após a conclusão dos estudos no IFMA.

Um total de 704 ex-alunos responderam ao questionário – a maioria formada por mulheres, pardas e na faixa etária de 21 a 25 anos. Entre as principais conclusões do relatório, destaca-se o fato de que a maioria dos respondentes concluiu uma formação técnica e manifestou o desejo de retornar à instituição para fazer novos cursos. Apesar da inclusão de línguas estrangeiras no currículo, apenas uma pequena parte dos egressos apontou que sabia falar uma.

No geral, os egressos participantes da pesquisa apresentaram grau elevado de satisfação com a formação no IFMA, considerando atividades complementares, bem como bolsas e auxílios como importantes instrumentos para a permanência e êxito dos estudantes. Entretanto, recursos didáticos e infraestrutura foram os aspectos menos bem avaliados, o que reforça a importância de investimentos em bibliotecas, quadras esportivas, laboratórios, salas de aula e outros espaços de ensino, pesquisa e extensão.

O resultado da iniciativa revela a necessidade de fortalecer as ações de acompanhamento de egressos, previstas na Política de Estágios e Egressos do IFMA (Resolução CONSUP nº42/2016). Entre os objetivos dessa política, está a manutenção de um cadastro atualizado dos dados pessoais e profissionais dos egressos, por meio de um software próprio ou com base em dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED).

Projeto IFMA no Mundo

Esse compromisso está no cerne da criação do IFMA no Mundo, que pretende analisar a inserção ocupacional dos egressos considerando empregabilidade, remuneração, regionalização, além de distorções entre formação e ocupação. A análise será feita por meio de um sistema que deverá cruzar dados do sistema acadêmico do Instituto com a Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) e o CAGED. Esse sistema está sendo desenvolvido pela equipe executora do projeto e pela Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação (DIGTI).

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