Página Inicial > Emendas Parlamentares > Presidente do Congresso Nacional visita campus Imperatriz

Presidente do Congresso Nacional visita campus Imperatriz

Campus receberá emendas parlamentares que totalizam R$ 3,3 milhões. Recursos serão aplicados na construção de um novo bloco pedagógico e uma pista de atletismo.
  • publicado 26/02/2022 17h51
  • última modificação 17/03/2022 15h13

Da esq. à dir.: Lauro Pinheiro (diretor-geral do Campus Imperatriz), deputado federal Gil Cutrim, senador Weverton Costa, Carlos Cesar Teixeira (reitor do IFMA), senador Rodrigo Pacheco, Assis Ramos (Prefeito de Imperatriz) e o senador Roberto Rocha.

O Campus Imperatriz do Instituto Federal do Maranhão vai receber o montante de R$ 3,3 milhões* em emendas parlamentares. A destinação do recurso foi anunciada em visita à unidade do Presidente do Senado, senador Rodrigo Pacheco, realizada na quinta-feira, 24, e teve ainda a presença do Reitor Carlos Cesar Teixeira, do Diretor-geral do Campus, professor Lauro Pinheiro, dos senadores Weverton Rocha e Roberto Rocha, do deputado federal Gil Cutrim e do prefeito de Imperatriz, Assis Ramos, além parlamentares estaduais, autoridades do executivo local e servidores da instituição.

Reitor Carlos Cesar Teixeira e Diretor-geral Lauro Pinheiro destacaram a importância da destinação de recursos provenientes de emendas parlamentares para o IFMA.

“Esses recursos são de grande importância ao Instituto Federal do Maranhão, visto que possibilitará a melhoria da infraestrutura do Campus Imperatriz, com obras estruturantes. Que se destaque o apoio dos parlamentares do Maranhão, deputados federais e senadores, que têm destinado recursos via emendas individuais ou na forma de uma inédita emenda de bancada, essa última que será utilizada na construção de ginásios, expansão da EaD e aperfeiçoamento dos cursos superiores”, destacou Carlos Cesar Teixeira.

Rodrigo Pacheco destaca que Institutos Federais desempenham reconhecido papel social

Em sua fala, Rodrigo Pacheco citou a recente crise do setor de produção de energia para ressaltar que a aplicação de recursos na educação deve ser tratada como investimento.  “Vivemos, recentemente, uma crise energética que nos gera perplexidade. Precisamos crescer e não conseguimos produzir energia. Vejam que há aqui, nesse Campus, um curso de Engenharia Elétrica, e outros mais poderão ser implantados. São questões complexas, que exigem planejamento e o mínimo de união para que possam haver as realizações necessárias ao nosso País”.

O Presidente do Congresso Nacional também ressaltou o reconhecimento aos Institutos Federais. “A destinação desse montante financeiro representa o profundo respeito e também o reconhecimento de todos os parlamentares quanto ao papel social do Instituto Federal.  Tenho assumido compromissos na condição de político e de presidente do Congresso Nacional, e aqui registro que a educação sempre terá espaço em nossas ações”.

Para o professor Lauro Pinheiro, o recebimento do recurso é um momento de grande satisfação. “Agradeço ao apoio do Deputado Gil Cutrim e ao Senador Weverton Rocha. Agora vamos trabalhar nesses dois objetivos, que é a concretização da pista de atletismo e também de um novo bloco pedagógico, com salas de aula e laboratórios para o futuro curso de Engenharia Civil. Serão dois novos espaços pedagógicos à comunidade do Campus Imperatriz e toda sociedade”, disse.

Senador Weverton Rocha assina espelho de emenda individual no valor de R$ 2,7 milhões ao IFMA-Campus Imperatriz

Do valor total que será destinado para investimentos no Campus, R$ 2,7 milhões tem origem em emenda individual do senador Weverton Rocha, e será utilizado na construção de um bloco para o curso de Engenharia Civil, em fase de planejamento institucional.  “Aqui estive há pouco mais de seis meses, em agosto de 2021. Recebi o pedido do professor Lauro, e aceitei o desafio de ser o padrinho da implantação do curso de Engenharia Civil. Sei da importância e da trajetória do Instituto Federal para o desenvolvimento da educação”, disse o Senador.

Professor Lauro Pinheiro recebe indicação de recursos do Deputado Gil Cutrim

Outros R$ 600 mil correspondem a percentual de emenda de bancada, mas com orientação do deputado federal Gil Cutrim para destinação ao Campus Imperatriz. O recurso será utilizado para construção de uma pista de atletismo no parque desportivo da unidade de ensino.

Campus Imperatriz foi uma das unidades do IFMA que receberam o kit ambiental, do projeto de preservação de nascentes da Codevasf.

A agenda teve ainda a entrega simbólica de um kit ambiental do projeto de preservação de nascentes, da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf), que teve apoio do senador Roberto Rocha. Cada kit é composto por um veículo utilitário e itens para registro e análise dos dados coletados. Com apoio do senador Roberto Rocha, o IFMA recebeu kits para os campi de Imperatriz e Caxias. Há também a expectativa que um terceiro veículo, já em posse do Instituto, seja entregue em breve ao Campus São Luís – Monte Castelo.

* informação atualizada às 23h32, de 01/03/2022