Página Inicial > Notícias > Professora do Campus lança livro sobre EJA

Professora do Campus lança livro sobre EJA

Lançamento acontece nesta quarta (9), a partir das 17h, no Rio Poty Hotel. A obra é fruto de pesquisa de mestrado da professora do IFMA Campus Presidente Dutra, Carolina Coimbra de Carvalho
  • publicado 09/03/2022 14h00
  • última modificação 10/03/2022 19h44

“A juvenilização na EJA: significados e implicações do processo de escolarização de jovens”. Este é o título do primeiro livro da professora do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Presidente Dutra, Carolina Coimbra de Carvalho. O compêndio será lançado nesta quarta-feira (9), de 17h às 20h, no Rio Poty Hotel.

A escolha do tema foi em virtude da sua experiência profissional à época na EJA (Educação de Jovens e Adultos) nas redes estadual e municipal de São Luís, “onde fui coordenadora pedagógica nessa modalidade de ensino, antes de ingressar no IFMA”, relata a professora do IFMA Campus Presidente Dutra, Carolina Carvalho.

O livro também é resultado da pesquisa desenvolvida pela professora em sua dissertação de mestrado no período de 2015 a 2017. Tem financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Maranhão (FAPEMA) e apoio do IFMA (para que o livro saísse também pela Editora do instituto, no formato e-Book).

“A pesquisa evidenciou que a Juvenilização na EJA é um fenômeno que tem crescido com o passar dos anos em todo o país e caracteriza-se pela presença cada vez maior de adolescentes e jovens nas turmas de EJA”, detalhou Carolina Carvalho.

Segundo ela, esses alunos não tiveram trajetórias escolares interrompidas, mas sim acidentadas, pois frequentaram a escola na idade considerada própria, porém foram afetados pelo fracasso escolar marcado por repetências sucessivas, abandono e evasão escolar, sendo “convidados” a deixarem o ensino fundamental regular e ingressarem na EJA.

Além disso, explicou a professora, “essa mudança de perfil impacta diretamente na atuação dos docentes e nas relações que se estabelecem dentro da sala de aula, pois esses jovens tem interesses, expectativas e necessidades as mais diversas e a escola atual não está preparada para lidar com essas demandas juvenis, fazendo com que esses alunos não se motivem nem se integrem de fato a um processo de formação que realmente impactará em suas vidas”.

A pesquisa foi desenvolvida na UEB Jornalista Pedro Neiva Moreira, escola situada no bairro do Maranhão Novo, em São Luís, que atende alunos do entorno do bairro como Vila Cristalina, Via expressa, Ipase, Bequimão, e envolveu 12 alunos na faixa etária entre 15 e 17 anos. “Entre os alunos participantes, constatou-se que muitos não fizeram a opção pela EJA, mas desejam fortemente concluir os estudos e dar continuidade à formação escolar para que possam melhorar sua qualidade de vida, que para eles está pautada no consumo, no emprego, na moradia e no lazer”, conclui a professora Carolina Carvalho.

SOBRE A AUTORA

Carolina Coimbra de Carvalho é Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Maranhão, na linha de pesquisa História e Políticas da Educação, vinculada ao grupo de pesquisa Políticas e Gestão Educacional e Formação Humana. Mestre em Educação pela Universidade Federal do Maranhão. Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Maranhão. Atualmente é Professora EBTT do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão na área da Educação, desenvolvendo atividades na área da Educação Básica, Ensino Superior e em Cursos de Pós-graduação, com lotação no Campus Presidente Dutra (MA). Possui experiência ainda na área de gestão, coordenação pedagógica e supervisão escolar, formação continuada de educadores com ênfase na Educação de Jovens e Adultos.

Saiba mais: CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/4778832753982133

AGENDE-SE

O que? Lançamento Livro: “A juvenilização na EJA: significados e implicações do processo de escolarização de jovens”
Quem? Autora: Professora Carolina Coimbra de Carvalho
Quando e onde? Nesta quarta (09.03), no Rio Poty Hotel, das 17h às 20h.