Página Inicial > Notícias > IFMA amplia prazo para submeter propostas dos editais PIBIC e PIBITI

IFMA amplia prazo para submeter propostas dos editais PIBIC e PIBITI

São R$ 2,2 milhões de investimento para financiar 509 bolsas de pesquisa do ensino médio e superior da instituição. As inscrições via SUAP acontecem até 05 de abril
  • Miguel Ahid
  • publicado 11/03/2022 16h32
  • última modificação 11/03/2022 16h41

A Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PRPGI) do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) prorrogou o prazo para submissão de propostas nos Editais PIBIC/PIBITI.

As inscrições para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica [PIBIC Ensino Médio e Ensino Superior] e para o Programa de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação [PIBITI Ensino Médio e Ensino Superior] são on-line e as propostas deverão ser submetidas, via sistema SUAPaté o dia 05 de abril de 2022.

A inscrição da proposta deverá ser realizada pelo orientador por meio do Sistema SUAP (https://suap.ifma.edu.br/), no módulo “Pesquisa -> Projetos -> Submeter Projetos”.

CONHEÇA: PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA [PIBIC]

Proporciona aos estudantes dos cursos técnicos de nível médio e cursos técnicos de nível superior do IFMA a aprendizagem de técnicas e métodos científicos, mediante participação em programa de bolsas de iniciação científica.

ENSINO MÉDIO (baixe o edital completo aqui)

Serão destinadas ao presente edital 200 (duzentas) Bolsas de Bolsas de Iniciação Científica – PIBIC, pelo período de 12 (doze) meses, no valor individual mensal de R$ 260,00 (duzentos e sessenta reais), perfazendo o valor total de R$ 624.000,00 (seiscentos e vinte e quatro mil e reais), sendo R$ 84.000,00 (oitenta e quatro mil reais) oriundos da dotação orçamentária do CNPq, R$ 228.000,00 (duzentos e vinte e oito mil reais) oriundos da dotação orçamentária da FAPEMA e R$ 312.000,00 (trezentos e doze mil reais) oriundos da dotação orçamentária do IFMA.

A vigência das bolsas objetos do presente edital será de setembro/2022 a agosto/2023 (para as bolsas do CNPq e IFMA) e de outubro/2022 a setembro/2023 (para as bolsas da FAPEMA), sendo permitida a participação no presente processo seletivo de pesquisadores e bolsistas que estejam desenvolvendo projetos aprovados nos certames com período de vigência 2021/2022.

O orientador poderá solicitar 1 (uma) bolsa em cada proposta submetida.

ENSINO SUPERIOR (baixe o edital completo aqui)

Serão destinadas ao presente edital 229 (duzentas e vinte e nove) Bolsas de Iniciação Científica – PIBIC, pelo período de 12 (doze) meses, no valor individual mensal de R$ 400,00 (quatrocentos reais) para bolsas CNPq e IFMA e R$ 500,00 (quinhentos reais) para as bolsas FAPEMA, perfazendo o valor total de R$ 1.309.200,00 (um milhão, trezentos e nove mil e duzentos reais), sendo R$ 115.200,00 (cento e quinze mil e duzentos reais) oriundos da dotação orçamentária do CNPq, R$ 1.050.000,00 (um milhão e cinquenta mil reais) oriundos da dotação orçamentária da FAPEMA e R$ 144.000,00 (cento e quarenta e quatro mil reais) oriundos da dotação orçamentário do IFMA.

A vigência das bolsas objetos do presente edital será de setembro/2022 a agosto/2023 sendo permitida a participação no presente processo seletivo de pesquisadores e bolsistas que estejam desenvolvendo projetos aprovados nos certames com período de vigência 2021/2022.

O orientador poderá solicitar 1 (uma) bolsa em cada proposta submetida.

CONHEÇA: O PROGRAMA DE BOLSAS DE INICIAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO (PIBITI)

Proporciona aos estudantes dos cursos técnicos de nível médio (PIBITI Ensino Médio) e do Ensino Superior (PIBITI Ensino Superior) do IFMA a aprendizagem de técnicas e métodos científicos, por meio da melhoria ou desenvolvimento de um produto, processo ou tecnologia, mediante sua participação em programa de iniciação em desenvolvimento tecnológico e inovação.

ENSINO MÉDIO (baixe o edital completo aqui)

Serão destinadas para este edital 40 (quarenta) Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, pelo período de 12 (doze) meses, no valor individual mensal de R$ 260,00 (duzentos e sessenta reais), perfazendo o valor total de R$ 124.800,00 (cento e vinte e quatro mil e oitocentos reais), oriundos da dotação orçamentária da FAPEMA e R$ 33.600,00 9trinta e três mil e seiscentos reais) oriundos da dotação orçamentária do IFMA.

O período de vigência das bolsas será de outubro/2022 a setembro/2023, sendo permitido que os pesquisadores e bolsistas que estejam desenvolvendo projetos aprovados nos certames com período de vigência 2021/2022 participem do presente processo seletivo.

O orientador poderá solicitar 1 (uma) bolsa em cada proposta submetida.

PIBITI ENSINO SUPERIOR (baixe o edital completo aqui)

Serão destinadas para este edital 40 (quarenta) Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, pelo período de 12 (doze) meses, no valor individual mensal de R$ 400,00 (quatrocentos reais) reais) para bolsas CNPq e IFMA e R$ 500,00 (quinhentos reais) para as bolsas FAPEMA, perfazendo o valor total de R$ 216.000,00 (duzentos e dezesseis mil reais), sendo R$ 33.600,00 (trinta e três mil e seiscentos reais) oriundos da dotação orçamentária do CNPq, R$ 62.400,00 (sessenta e dois mil e quatrocentos reais) oriundos da dotação orçamentária do IFMA e R$ 120.000,00 (cento e vinte mil reais) oriundos da dotação orçamentária do FAPEMA.

O período de vigência das bolsas será de setembro/2022 a agosto/2023, sendo permitido que os pesquisadores e bolsistas que estejam desenvolvendo projetos aprovados nos certames com período de vigência 2021/2022 participem do presente processo seletivo.

O orientador poderá solicitar 1 (uma) bolsa em cada proposta submetida

Quaisquer dúvidas suscitadas de interpretação destes editais ou em relação ao uso do sistema podem ser enviadas ao e-mail [email protected].