Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
  • Acessibilidade
  • Alto Contraste
  • Mapa do Site
  • PortugueseEnglishSpanishChinese (Simplified)FrenchGermanItalian
Página Inicial > Notícias > Campus Pedreiras realiza formatura de turmas dos cursos técnicos
Início do conteúdo da página Notícias

Campus Pedreiras realiza formatura de turmas dos cursos técnicos

Cerimônia de diplomação reuniu concludentes das formas integrada e subsequente, familiares, autoridades e comunidade acadêmica
  • Augusto do Nascimento
  • publicado 22/03/2022 12h21
  • última modificação 22/03/2022 12h21

Imprimir

O campus do IFMA em Pedreiras realizou a solenidade de formatura das turmas concludentes dos cursos técnicos de nível médio em Petróleo e Gás e Eletromecânica, ambos nas formas integrada e subsequente. A cerimônia ocorreu em 11 de março (sexta-feira), e reuniu os formandos e familiares com a comunidade do Campus Pedreiras e autoridades.

Em seus discursos, os oradores das turmas recordaram as dificuldades enfrentadas na realização das atividades acadêmicas durante os cursos, em razão do isolamento social causado pela pandemia da COVID-19. Manifestando a gratidão pelo empenho dos professores durante o processo formativo, também ressaltaram a perspectiva de que os membros das turmas continuem se encontrando, já não mais como estudantes, e sim como profissionais atuantes no mercado de trabalho, nas áreas de conhecimento que optaram ao ingressar no IFMA.

A oradora Fernanda de Nery Castro, concludente do curso técnico em Eletromecânica (forma integrada), destacou a resiliência com que os formandos encararam as adversidades durante o curso, mantendo a coesão e companheirismo entre si. “O IFMA se tornou nossa segunda casa”, disse ela, referindo-se à dedicação com que os alunos desenvolveram as atividades propostas, e ao acolhimento que a comunidade de servidores dispensou aos discentes.

Patrono da turma de Petróleo e Gás, o deputado estadual Vinícius Louro recordou as dificuldades iniciais para a instalação do campus do IFMA em Pedreiras, e ressaltou o esforço dos gestores do Instituto para a concretização do projeto de levar educação profissional de qualidade ao município e região. “Agora vai acontecer a grande luta da vida, que é o mundo do trabalho”, disse o parlamentar às turmas de concludentes. Ele destacou ainda a participação dos familiares dos egressos durante o período de formação, garantindo sua dedicação às atividades acadêmicas.

Segundo o diretor-geral do Campus Pedreiras, José Cardoso Filho, a educação proporcionada aos estudantes durante o processo formativo não se resumiu à oferta de ensino técnico, mas propôs que se formassem cidadãos atuantes em uma sociedade democrática. Nesse sentido, o gestor enfatizou o papel inclusivo seguido pelos institutos federais em todo o país, com base nas políticas de expansão e interiorização da estrutura educacional que envolvem. Outro aspecto levantado por Cardoso foi a possibilidade de os formandos, além de buscarem oportunidades como profissionais técnicos no mercado de trabalho, continuarem as atividades na mundo acadêmico, ingressando no ensino superior. O diretor-geral tratou do projeto de verticalização do ensino no Campus Pedreiras, com a criação de cursos de graduação nas áreas de Eletromecânica e Petróleo e Gás, já ofertados como cursos técnicos de nível médio.

O reitor Carlos César Teixeira observou a presença significativa de estudantes mulheres nas turmas de concludentes. Segundo o gestor, os institutos federais constituem o maior projeto de inclusão do país, e representantes de órgãos e da administração pública de diversos municípios maranhenses têm reiteradamente buscado o apoio do IFMA para o desenvolvimento de iniciativas ou para tratar da viabilidade de instalação de novos campi e pontos de presença. “Não podemos pensar nos recursos da educação como gastos públicos, mas como investimentos”, disse o reitor, referindo-se à contribuição que os alunos egressos dão à sociedade após concluírem as diferentes modalidades de ensino ofertadas pelo Instituto.

GALERIA DE IMAGENS

Fim do conteúdo da página