Página Inicial > Notícias > Campus Pedreiras realiza formatura de turmas dos cursos técnicos

Campus Pedreiras realiza formatura de turmas dos cursos técnicos

Cerimônia de diplomação reuniu concludentes das formas integrada e subsequente, familiares, autoridades e comunidade acadêmica
  • Augusto do Nascimento
  • publicado 22/03/2022 12h21
  • última modificação 22/03/2022 12h21

O campus do IFMA em Pedreiras realizou a solenidade de formatura das turmas concludentes dos cursos técnicos de nível médio em Petróleo e Gás e Eletromecânica, ambos nas formas integrada e subsequente. A cerimônia ocorreu em 11 de março (sexta-feira), e reuniu os formandos e familiares com a comunidade do Campus Pedreiras e autoridades.

Em seus discursos, os oradores das turmas recordaram as dificuldades enfrentadas na realização das atividades acadêmicas durante os cursos, em razão do isolamento social causado pela pandemia da COVID-19. Manifestando a gratidão pelo empenho dos professores durante o processo formativo, também ressaltaram a perspectiva de que os membros das turmas continuem se encontrando, já não mais como estudantes, e sim como profissionais atuantes no mercado de trabalho, nas áreas de conhecimento que optaram ao ingressar no IFMA.

A oradora Fernanda de Nery Castro, concludente do curso técnico em Eletromecânica (forma integrada), destacou a resiliência com que os formandos encararam as adversidades durante o curso, mantendo a coesão e companheirismo entre si. “O IFMA se tornou nossa segunda casa”, disse ela, referindo-se à dedicação com que os alunos desenvolveram as atividades propostas, e ao acolhimento que a comunidade de servidores dispensou aos discentes.

Patrono da turma de Petróleo e Gás, o deputado estadual Vinícius Louro recordou as dificuldades iniciais para a instalação do campus do IFMA em Pedreiras, e ressaltou o esforço dos gestores do Instituto para a concretização do projeto de levar educação profissional de qualidade ao município e região. “Agora vai acontecer a grande luta da vida, que é o mundo do trabalho”, disse o parlamentar às turmas de concludentes. Ele destacou ainda a participação dos familiares dos egressos durante o período de formação, garantindo sua dedicação às atividades acadêmicas.

Segundo o diretor-geral do Campus Pedreiras, José Cardoso Filho, a educação proporcionada aos estudantes durante o processo formativo não se resumiu à oferta de ensino técnico, mas propôs que se formassem cidadãos atuantes em uma sociedade democrática. Nesse sentido, o gestor enfatizou o papel inclusivo seguido pelos institutos federais em todo o país, com base nas políticas de expansão e interiorização da estrutura educacional que envolvem. Outro aspecto levantado por Cardoso foi a possibilidade de os formandos, além de buscarem oportunidades como profissionais técnicos no mercado de trabalho, continuarem as atividades na mundo acadêmico, ingressando no ensino superior. O diretor-geral tratou do projeto de verticalização do ensino no Campus Pedreiras, com a criação de cursos de graduação nas áreas de Eletromecânica e Petróleo e Gás, já ofertados como cursos técnicos de nível médio.

O reitor Carlos César Teixeira observou a presença significativa de estudantes mulheres nas turmas de concludentes. Segundo o gestor, os institutos federais constituem o maior projeto de inclusão do país, e representantes de órgãos e da administração pública de diversos municípios maranhenses têm reiteradamente buscado o apoio do IFMA para o desenvolvimento de iniciativas ou para tratar da viabilidade de instalação de novos campi e pontos de presença. “Não podemos pensar nos recursos da educação como gastos públicos, mas como investimentos”, disse o reitor, referindo-se à contribuição que os alunos egressos dão à sociedade após concluírem as diferentes modalidades de ensino ofertadas pelo Instituto.

GALERIA DE IMAGENS