Projeto IFMA Livre de Violência de Gênero é destaque em reunião do Colégio de Dirigentes

(Da esq. à dir.) Inaldo Lisboa, Carlos Cesar Teixeira e Teresa Cristina
O Campus Itapecuru-Mirim do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) sediou, na sexta-feira (18) a 119ª Reunião Ordinária do Colégio de Dirigentes da instituição (Coldir). A agenda teve a participação do Reitor, Diretores-gerais, Pro-Reitores, além de representações com pautas no encontro do colegiado.
A reunião de março do Coldir foi realizada em Itapecuru-Mirim de forma conjunta ao evento da entrega da Fábrica de Inovação do Campus [confira aqui]. No encontro, os dirigentes do IFMA discutiram as seguintes pautas: projeto estratégico “IFMA Livre de Violência de Gênero”; Editais de Fomento da PRPGI – Exercício 2022; Editais de Fomento da PROEXT – Exercício 2022; projeto estratégico “IFMA no Mundo” – Apresentação da Pesquisa de Egresso; e Política de Assistência Estudantil do IFMA.

Foto oficial da 119ª reunião do Colégio de Dirigentes do IFMA
No início da reunião, o Reitor do IFMA relatou sua agenda junto aos campi da instituição. “Iniciamos esse ciclo de visita aos campi, em Pedreiras. Realizamos lá o participa IFMA e seguimos nesta semana com agendas nos campi de São João dos Patos, São Raimundo das Mangabeiras, Carolina, Porto Franco e Imperatriz. Vamos intensificar essa atividade, dada a importância de conversar com nossos servidores e estudantes. Esse diálogo, sempre digo, nos possibilita conhecer as boas experiências como também compreender eventuais dificuldades que a nossa comunidade está enfrentando”, disse o Reitor.

Cantor Silas Gomes foi uma das atrações culturais durante a solenidade de abertura da reunião do Coldir em Itapecuru-Mirim
Essa é a segunda oportunidade que o Campus Itapecuru-Mrim sedia reunião do Coldir. O professor Inaldo Lisboa, diretor-geral do Campus Itapecuru-Mirim, agradeceu a presença da comunidade e fez um relato sobre a importância da atuação do Campus. Ele também apresentou a equipe de gestão do Campus. “Sou uma pessoa que gosto muito de receber convidados, e estou muito feliz com presença dos nossos dirigentes aqui em Itapecuru, para mostrar um pouco do trabalho desenvolvido pelo Campus. Logo mais teremos a entrega da Fábrica de Inovação, um projeto desenvolvido com muito zelo”.

Equipe de Gestão do Campus Itapecuru-Mirim foi apresentada pelo Diretor-geral da unidade, professor Inaldo Lisboa, aos demais dirigentes do Coldir
Confira as pautas da 119ª reunião do Coldir:
Projeto Estratégico “IFMA Livre de Violência de Gênero”
O projeto estratégico IFMA Livre de Violência de Gênero foi criado para enfrentar as desigualdades de gênero no âmbito da instituição, com vistas a possibilitar espaço acadêmico e de trabalho livre de violência. O objetivo é a implementação de uma política institucional permanente de prevenção e combate à violência de gênero.
Na reunião do Coldir, as professoras Daniela Segadilha e Liliane Amorim, coordenadoras do projeto, fizeram um relato do trabalho da equipe do projeto, bem como apresentaram um plano de ação. Entre as atividades planejadas, a realização de um diagnóstico institucional, elaboração de campanhas para combater as práticas de violência e assédio, divulgação dos canais para denúncia e uma formação direcionada aos dirigentes da instituição, em um primeiro momento, e posteriormente ampliada todos os servidores.

Professora Daniela Segadilha destacou que a instituição deve evitar que as mazelas da sociedade sejam reproduzidas no ambiente escolar.
“Esse projeto surge como uma demanda da atual gestão, com o qual eu me interessei de imediato. Entretanto, se trata de uma demanda que já existia, uma lacuna em aberto, e que agora estamos tendo a oportunidade de debater e construir. Quem de nós, aqui presentes, não já viu uma situação, que pode ser uma brincadeira de mau gosto, e que silenciou? Isso se dá por vários motivos, mas principalmente em razão que o assédio geralmente ocorre num contexto em que há uma relação de poder entre o assediador e a vítima”.

Relação dos integrantes do projeto IFMA Livre de Violência de Gênero
Para a professora Daniela Segadilha, o espaço escolar é um recorte da sociedade, e daí a necessidade de intervenção em situações que vão de encontro à missão institucional. “A escola é um espaço educativo, deve ser acolhedor e de segurança. Lógico que nela ocorre um recorte da sociedade, mas não deve se configurar em um ambiente de insegurança. E é esse o objetivo do projeto, não deixar que essas situações, como a do assédio, da violência de gênero, se perpetua na escola. Para que esse processo possa ser bem sucedido é fundamental que os dirigentes de toda a instituição, não apenas da Reitoria, possam abraçar o projeto e contribuir com suas atividades”, disse.

Professora Liliane Amorim destaca que reuniões do Colégio de Dirigentes receberam os módulos do curso de capacitação “Desigualdades de gênero e suas violências: (re)conhecer para enfrentar”
“Vamos iniciar com uma capacitação para os dirigentes, e já estamos com um cronograma e o conteúdo pronto para execução até o mês de dezembro. Essa capacitação ocorrerá dentro dos encontros do Coldir, mensalmente, e a ideia é também abrir essa ação para toda comunidade escolar. Também estamos solicitando que cada dirigente de Campus organize um grupo de trabalho local, com participação da gestão do ensino, da assistência estudantil, estudantes e outros setores estratégicos, para que possam contribuir com o diagnóstico que será aplicado”, destacou Liliane Amorim.

Campus Barra do Corda foi o primeiro a aderir ao projeto estratégico IFMA Livre da Violência de Gênero. Reitoria formalizará adesão para todos os campi da instituição.
“Esse é um projeto que esteve em nosso plano de gestão. À época intitulado ´rede de proteção e acolhimento às mulheres´, a proposta foi despertou o interesse de profissionais da instituição, a exemplo da professora Daniele Segadilha, que hoje nos apresenta esse plano de ação, ao lado da professora Liliane Amorim. O grupo se debruçou sobre o tema e promoveu importantes intervenções, que não ficaram apenas no nome, mas no conceito e na abrangência do projeto estratégico, chegando ao ´IFMA Livre de Violência de Gênero´. É mais um passo no combate dessa mazela, que é o assédio, e de toda e qualquer forma de violência dentro do IFMA”, disse o Reitor.

Módulos do curso de capacitação que será aplicado aos dirigentes da instituição. Participação será obrigatória.
Editais de Fomento da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação
O Pró-Reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do IFMA, professor Rogério Teles, apresentou ao colegiado os editais que estão em andamento para ações de apoio ao desenvolvimento de projetos e publicações, para servidores e estudantes da instituição. Em sua apresentação ele foi acompanhado da Diretora de Pesquisa do IFMA, professora Georgiana Eurides, e da Assessora de Planejamento e Ações Estratégicas da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema) professora Kiany Cavalcante.

Rogério Teles apresentou um panorama de todos os editais da PRPGI. Pró-Reitor também destacou que há excelentes oportunidades em editais da Fapema.
Em live na TV IFMA realizada no mês de janeiro, a equipe da PRPGI lançou, de forma oficial, os editais para o ano de 2022. Na oportunidade, dez novos editais de pesquisa, com recursos financeiros investidos no desenvolvimento da produção científica que totalizam R$ 2.550.000,0 (dois milhões, quinhentos e cinquenta mil reais) e que contemplam estudantes de nível técnico e superior, foram apresentados à comunidade.
Como destaque, Rogério Teles citou o edital de interação com a ciência. “Esse é um edital fantástico, inovador. Foi uma provocação nossa à Fapema, e que de já agradecemos o apoio, mas que está tendo pouca adesão na instituição. A ideia é que nossos professores e estudantes trabalhem em um projeto que tenha o envolvimento de uma escola da rede estadual. Esse edital possibilita bolsas aos docente e discentes, do IFMA e também da escola na qual o projeto será aplicado”.
A Assessora de Planejamento da Fapema, Kiany Cavalcante, citou o recente lançamento do Plano de Trabalho da fundação para o ano de 2022. Ela destacou que há oportunidade para pesquisadores, estudantes de ensino médio, superior e pós-graduação. “O nosso plano de trabalho para 2022 já está publicado. São mais de 30 editais distribuídos em quatro linhas de ação – Mais Ciência, Mais Inovação, Mais Qualificação e Popularização da Ciência”.
Confira aqui o Plano de Trabalho da Fapema para 2022.
Confira os editais da PRPGI já lançados em 2022:
- Interação com a Ciência
- Prêmio Destaque CNPq
- Apoio à Publicação de Artigos Científicos (discente)
- Intercâmbio Nacional
- Pesquisa Científica Voluntária
- Programa Institucional Voluntário de Inovação Tecnológica
- PIBIC Ensino Médio
- PIBIC Ensino Superior
- PIBITI Ensino Médio
- PIBITI Ensino Superior
Edital de Fomento da Pró-Reitoria de Extensão
As oportunidades de fomento às ações de extensão na instituição foram apresentadas pelo Pró-Reitor da pasta, professor Carlos Alexandre Amaral Araújo, que apresentou os editais de Registro de Ações de Extensão Voluntárias e Fomento Externo e Fomento às Ações de Extensão.
O Pró-Reitor detalhou os documentos que são norteadores para das atividades de extensão em nossas instituição. “Todo o planejamento é feito com base nas políticas de Programas e Projetos de Extensão, que hoje é regida pela Resolução nº47/2015, que se encontra em revisão e com minuta na Procuradoria Jurídica; de Empreendedorismo, resoluções Consup/IFMA nº 123/2016, nº 05/2019 e a de nº 22/2020; de Estágio e Egressos, resolução Consup/IFMA nº 42/2016; e a política de regulamentação de cursos FIC, resolução Conepe/IFMA nº01/2022. Há também em construção uma política de internacionalização”, disse.
“Em andamento temos três editais. O edital de Registro de Ações de Extensão Voluntárias e Fomento Externo, que foi lançado em janeiro, recebe inscrições até dezembro deste ano. O edital de Fomento às ações de extensão recebe propostas até 13 de maio, com o seu resultado final previsto para julho e os projetos poderão ser desenvolvidos de agosto de 2022 a março de 2023. A equipe também está trabalhando na construção de um edital para fomento ao empreendedorismo”, destacou Carlos Alexandre.

Recurso orçamentário e sua distribuição ao edital de fomento à extensão para 2022
Confira os editais da PROEXT já lançados em 2022:
- Registro de Ações de Extensão Voluntárias e Fomento Externo
- Fomento às Ações de Extensão
- Celebração de convênios de benefícios à servidores
Confira abaixo o vídeo de divulgação do Edital de Fomento à Extensão 2022 da PROEXT
Projeto estratégico “IFMA no Mundo” – Apresentação da Pesquisa de Egresso

Dados da pesquisa foram coletados durante todo mês de agosto do ano de 2021
Outra pauta apresentada pela Pró-Reitoria de Extensão foi o resultado de ação do projeto estratégico IFMA no Mundo, que tratou da realização da primeira pesquisa institucional para acompanhamento de estudantes egressos. Realizada pelo Departamento de Relações com o Mundo do Trabalho da PROEXT, a pesquisa esteve disponível para ser respondida por alunos com passagem pela instituição durante todo o mês de agosto de 2021, e teve ampla divulgação no portal e nas redes sociais da instituição.
Primeira ação vinculada ao projeto estratégico “IFMA no Mundo”, a Pesquisa de Acompanhamento de Egressos 2021 teve seus resultados divulgados em relatório disponível no site da Pró-Reitoria de Extensão (PROEXT). Os dados foram obtidos com pessoas que já haviam concluído um curso técnico, de graduação ou pós-graduação no Instituto. O objetivo foi traçar o perfil dos egressos, que avaliaram seu êxito após a conclusão dos estudos no IFMA.
O Projeto IFMA no Mundo compõe o rol de Projetos Estratégicos institucionais e tem o objetivo de criar um sistema de análise da inserção ocupacional dos egressos do IFMA, tendo em vista os seguintes indicadores do mercado de trabalho formal: empregabilidade, remuneração, distorções de acesso (mismatching entre formação e ocupação) e regionalização (migração intra e interestadual). O sistema está em fase de construção e em breve estará disponível.
Redes Sociais