Página Inicial > Notícias > IFMA entrega cartilhas antirracistas e sobre igualdade de gênero para secretarias de educação do Médio Mearim

Material foi produzido pelo Campus Pedreiras. Cartilhas antirracistas foram impressas em parceria com o Tribunal de Justiça do Maranhão. Já publicações sobre gênero tiveram apoio da Fapema.
  • publicado 28/03/2022 11h28
  • última modificação 28/03/2022 11h28

O IFMA entregou uma coleção de material didático-pedagógico e cartilhas instrucionais sobre o debate das questões étnico-raciais e as relações de gênero na escola para secretarias de educação de 12 municípios do Médio Mearim. A distribuição do material, produzido pelo Campus Pedreiras, ocorreu no dia 21 de março, data instituída como o Dia Internacional de Luta Contra a Discriminação Racial. O evento ocorreu na Biblioteca do Campus Pedreiras.

Link de transmissão do evento

A coleção, direcionada especialmente para a educação básica, é composta por dois produtos educacionais. Uma delas é a publicação “Agó Yagó Oluko: teorias e metodologias motivacionais para o ensino da História africana e afro-brasileira”, derivada de projeto de pesquisa homônimo financiado pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) Ensino Médio 2020/2021 do IFMA Campus Pedreiras em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), e impressa com patrocínio do Comitê da Diversidade do Tribunal de Justiça do Maranhão. Já a outra é a publicação “A Caixa do LEGIP: produtos didáticos do laboratório de estudos de gênero do IFMA Campus Pedreiras em prol de uma educação para a igualdade de gêneros”, do

Laboratório de Estudos de Gênero (LEGIP), escolhida em 3º lugar na categoria Igualdade de Gêneros, no Prêmio 15 Anos de Políticas Públicas para Mulheres, promovido pela Secretaria da Mulher (SEMU) e Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema).

Cada secretaria recebeu três cartilhas Agó Yagó Oluko impressas e uma “A Caixa do LEGIP”, com cinco publicações, além de um pendrive com todo o material em PDF para reprodução. Participaram da solenidade de entrega o juiz Marco Adriano Fônseca, coordenador do Comitê da Diversidade do TJ/MA, e a juíza Elaile Carvalho, além de autoridades locais, representantes das secretarias de educação de Pedreiras e região e da sociedade civil.

Durante o evento, o diretor-geral do Campus Pedreiras, José Cardoso, destacou a importância do debate de questões étnico-raciais e de relações de gênero nas escolas.

“É um trabalho que tem o reconhecimento do Tribunal de Justiça do Maranhão, da Fapema, do IFMA e das secretarias de educação, instituições que apoiaram esse projeto que se preocupa com importantes temas sociais”, disse o diretor.

As publicações derivam de projetos coordenados pela professora de História do IFMA Campus Pedreiras Nila Michele Bastos Santos. “O evento foi importante para firmarmos parcerias entre o IFMA e as secretarias de educação da região que o campus atende. E assim trabalharmos para uma educação verdadeiramente inclusiva e democrática”, comentou. A articulação entre as instituições que patrocinaram as publicações teve o apoio da chefe de Relações Institucionais e de Extensão do IFMA Campus Pedreiras, professora Andrea Cristina Pereira Serrão.