Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
  • Acessibilidade
  • Alto Contraste
  • Mapa do Site
  • PortugueseEnglishSpanishChinese (Simplified)FrenchGermanItalian
Página Inicial > Notícias > PROEXT realiza treinamento voltado para o trabalho colaborativo de servidores
Início do conteúdo da página Notícias

PROEXT realiza treinamento voltado para o trabalho colaborativo de servidores

Atividades foram desenvolvidas pela empresa Antonio & Genilson Consultoria e Treinamentos, reunindo pessoal lotado na pasta da extensão
  • Assessoria de Comunicação
  • publicado 01/04/2022 12h28
  • última modificação 04/04/2022 10h39

Imprimir

A Pró-reitoria de Extensão (PROEXT) realizou na manhã de quinta-feira (31) um treinamento com os servidores lotados na pasta. As atividades tiveram como tema “Experiência colaborativa com foco em melhoria contínua na gestão de alta performance”, e foram conduzidas por consultores externos da empresa Antonio & Genilson Consultoria e Treinamentos.

“O objetivo da formação é criar uma cultura colaborativa na instituição, fazendo com que todos os servidores se tornem atores ativos no processo de crescimento do IFMA”, disse o pró-reitor Carlos Alexandre Amaral Araújo, destacando que o momento serviu para o aprendizado de estratégias de trabalho em equipe. Para ele, todos os servidores, e não apenas os que ocupam cargos e funções de gestão, precisam receber capacitação, em vista da gestão cíclica no âmbito do IFMA, para a qual todos devem estar preparados quando surgirem as oportunidades de ocuparem um a posição de liderança.

Segundo Genilson Chagas, sócio da empresa de consultoria, as atividades realizadas com  os servidores da PROEXT envolveram um leque de conhecimentos que abrangia de técnicas de gamificação a trabalho colaborativo, tendo o objetivo de melhorar nos participantes aspectos como produtividade, processos de engajamento, bem como a retomada de ações da equipe gestora. Segundo o consultor, o treinamento propôs explorar a capacidade dos servidores em orientar o pensamento de forma criativa para a resolução de problemas, em articulação com o planejamento estratégico da instituição.

Genilson Chagas descreveu o processo de planejamento, que consiste na identificação de um problema a ser resolvido, seguindo-se o planejamento de estratégias, gerenciamento de recursos e pessoas para o efetivo alcance de objetivos e metas. No IFMA, a empresa especializada na capacitação de pessoal de instituições de educação já tinha realizado treinamento com servidores da Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (PRPGI)

Fim do conteúdo da página