Página Inicial > Notícias > Codó: IFMA realiza formatura de estudantes dos cursos superiores

Codó: IFMA realiza formatura de estudantes dos cursos superiores

A solenidade concedeu outorga de grau a quarenta e três formandos

• Cláudio Moraes
  • publicado 04/04/2022 21h01
  • última modificação 04/04/2022 21h34

O Instituto Federal do Maranhão – Campus Codó realizou, na sexta (01/04), a solenidade de colação de grau dos cursos de Licenciatura em Ciências Agrárias, Ciências Biológicas , Matemática e Química, Tecnologia de Alimentos e Bacharelado em Agronomia. A solenidade ocorreu na Igreja Batista Missionária e reuniu formandos, familiares, empresários, políticos, professores e técnicos administrativos do IFMA.

A solenidade foi presidida pela pró-reitora de Administração, Lucimeire Amorim Castro, que representou o reitor Carlos César Teixeira Ferreira. “Que vocês se orgulhem do Campus Codó”, afirmou Lucimeire. “Até pouco tempo não imaginávamos participar de um evento como essa colação de grau presencial, por conta da Covid que nos levou pessoas queridas e nos fez sofrer”, prosseguiu. “Mas a ciência mudou isso rapidamente e espero que muitos de vocês sejam cientistas ou professores de futuros cientistas”, ressaltou.

O diretor do campus, Wady Castro Júnior, discursou sobre a história do IFMA na cidade e destacou que, durante o período da pandemia, todos trabalharam muito. “Um dos nossos desafios é intervir no desenvolvimento regional”, afirmou. “E vocês tem um importante papel nesse processo de levar esperança a essa nação”, recomendou.

Quarenta e três formandos receberam a outorga de grau (11 em Agronomia, uma em Ciências Agrárias, seis em Ciências Biológicas, cinco em Matemática, 17 em Química e três em Tecnologia de Alimentos).

Géssica Letícia de Oliveira, 30, única formanda do curso de Licenciatura em Ciências Agrárias, foi a oradora da cerimônia. “É a realização de um sonho, meu, de minha família e dos amigos que me deram apoio, dos professores e dos colegas que conheci aqui”, avaliou. Ela se mudou da capital São Luís para estudar em Codó. “A gente olha as oportunidades e aproveita”, pontuou. “Codó é uma cidade muito grande e muita gente vem de fora pra estudar”, informou. “O momento é de gratidão”, finalizou.  Ela pretende trabalhar com elaboração de projetos e assistência técnica.

Vanzilene da Silva Conceição, 21, residente em São Luís, concluiu a Licenciatura em Ciências Biológicas. “O sentimento é de gratidão a Deus, à minha família”, assinalou. “Agora quero me aperfeiçoar, buscar  o mestrado e fazer o melhor que se pode fazer na docência pelos outros”, destacou.

Mara Raimunda dos Santos, 50, mãe de dois filhos com atuação na área jurídica, trabalha em Coroatá e já possui licenciatura em Biologia. Agora, concluiu a segunda licenciatura em Química. ”Hoje é o dia mais feliz da minha vida”, afirmou. “Foi uma superação, com desafios muito grandes, mas o resultado foi excelente”, destacou.

O paraninfo do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Caio Veloso, ressaltou a importância do momento. “A persistência de vocês está sendo recompensada”, afirmou. “No início, tudo era desafiador, mas como um rio, vocês foram abrindo os espaços”, comparou. “O conhecimento é a única coisa que não pode ser retirado de vocês”, mencionou.

O juramento foi efetuado pelas formandas Dávila Silva (Bacharelado em Agronomia), Geovana Oliveira (Licenciaturas)  e Flávia Sousa (Tecnologia em Alimentos).Trinta e sete servidores foram homenageados.  A mesa de honra foi formada pela pró-reitora Lucimeire Castro, pelo diretor geral do campus, Wady Castro Júnior, pelo chefe do Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão do campus, Abias da Cruz, e pelos coordenadores Daniel  Araújo (Agronomia), Lidiane Araújo (Química) e Lívia Bonfim (Alimentos).

Assunto(s): Codó , Colação de grau , ensino