Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
  • Acessibilidade
  • Alto Contraste
  • Mapa do Site
  • PortugueseEnglishSpanishChinese (Simplified)FrenchGermanItalian
Página Inicial > Emendas Parlamentares > Licitação de quadras no IFMA: abertura de propostas ocorre em 12/04
Início do conteúdo da página Notícias

Licitação de quadras no IFMA: abertura de propostas ocorre em 12/04

Processo de regime diferenciado de contratação prevê a construção de espaços destinados à prática esportiva em 18 campi do Instituto
  • Assessoria de Comunicação
  • publicado 06/04/2022 12h03
  • última modificação 17/05/2022 09h52

Imprimir

Ocorre no próximo dia 12 de abril (terça-feira) a abertura de propostas para a construção de 11 quadras poliesportivas em campi do IFMA. O processo licitatório se destina à escolha mais vantajosa para a contratação de empresa de engenharia para executar os serviços necessários à construção dos espaços cobertos e com vestiário, seguindo padrão do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) (ver detalhes no fim da matéria), com recursos oriundos de emendas parlamentares da bancada maranhense no Congresso Nacional. O recebimento de propostas de empresas interessadas vem ocorrendo desde 22 de março, e as condições, quantidades e exigências são estabelecidas em Edital de Regime Diferenciado de Contratação (RDC), além de documentos anexos.

Acesse o

Edital RDC Nº 02/2022

Segundo informações do Departamento de Infraestrutura do IFMA (DINFRA, vinculado à Pró-reitoria de Administração), alguns campi do Instituto ainda não possuem suas estruturas físicas totalmente consolidadas. Diante disso, esforços vêm sendo empreendidos para buscar o equilíbrio entre as unidades de ensino, as quais foram implantadas em diversas fases da história da instituição. No total, o investimento na construção das quadras contemplará 18 campi, sendo 11 este ano (São José de Ribamar, Viana, Barreirinhas, Itapecuru Mirim, Bacabal, Pedreiras, Coelho Neto, Codó, São Raimundo das Mangabeiras, Grajaú e Presidente Dutra) e os demais em 2023 (Rosário, Centro Histórico/Itaqui Bacanga, Mirinzal, Vitorino Freire, Carolina, Porto Franco e Colinas).

Essa ação integra o projeto estratégico “Campus Referência” (Projeto Estratégico Nº 14), que tem o objetivo de desenvolver estratégia para a implementação de investimentos na infraestrutura física (obras, manutenções, reformas e serviços de engenharia), materiais e equipamentos nos campi do IFMA. A proposta de construir as quadras servirá para a promoção da prática do desporto e lazer entre os estudantes, integração curricular de educação física, além do desenvolvimento de habilidades como autoconhecimento e autoconfiança, socialização, espírito de equipe, melhoria da autoestima, desenvolvimento motor, dentre outras. Os espaços para a prática desportiva pretendem ainda atender, através de projetos específicos, a jovens que se encontram em situações de vulnerabilidade social, dentro de comunidades, considerando a carência dessas infraestruturas esportivas na localidade.

O DINFRA destaca que a contratação também se conforma ao Plano de Desenvolvimento Institucional em vigor (PDI 2019-2023), com o intuito de propiciar infraestrutura adequada para atividades acadêmicas, administrativas e culturais.

Saiba mais:

Emendas Parlamentares – Bancada do Maranhão

Ação “Sou mais IFMA” é pauta de reunião do Colégio de Dirigentes

Dirigentes do IFMA se reúnem com bancada parlamentar maranhense

 

DADOS TÉCNICOS DOS EMPREENDIMENTOS:

Quadra Coberta: Quadra poliesportiva (483,80 m²) com arquibancadas com capacidade para 160 pessoas (71,46 m²).

Vestiários (74,27 m²): Vestiário masculino com sanitário de PCD; Vestiário feminino com sanitário de PCD; Circulações (155,47 m²) e Depósito (3,95 m²).

 

Fim do conteúdo da página