Página Inicial > Notícias > Dois projetos do IFMA vão para etapa nacional do Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora

Os projetos Coworking IFMA e Fazer On-line disputarão a final no dia 12 de maio, em São Paulo.
  • publicado 29/04/2022 08h35
  • última modificação 29/04/2022 08h35

O IFMA conquistou duas vagas na etapa nacional do Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora, que ocorre no dia 12 de maio, em São Paulo, durante o Congresso Bett Brasil, evento referência em educação e tecnologia na América Latina. Os dois projetos finalistas do Instituto – o Coworking IFMA, na categoria Ensino Profissional, e Fazer On-line, na categoria Ensino Superior – concorrem com outros 50 trabalhos. Além de troféus e divulgações, os premiados ganham bolsas de estudo em educação empreendedora e uma missão técnica custeada pelo Sebrae.

No squad dos projetos, estão as professoras Vivian Gomes (Campus São Luís – Maracanã), Ivanilde Cordeiro Pacheco (Campus São José de Ribamar), Bruna Rocha de Melo (Campus São José de Ribamar), Nívia Maria Barros Vieira Santos (Campus São João dos Patos) e Ana Patrícia Choairy (Campus São Luís – Centro Histórico). Elas participam da disputa com projetos inovadores desenvolvidos no âmbito do IFMA.

O Coworking IFMA é desenvolvido desde 2017, com o objetivo de desenvolver as competências de educação empreendedora junto aos alunos do IFMA e prestar assistência na área de gestão de negócios às pequenas empresas no Maranhão. Em 2020, o projeto passou por reformulação para cooperar com os pequenos empreendedores durante os regimes de distanciamento provocados pela pandemia de Covid-19, passando a desenvolver o trabalho com a utilização de tecnologias digitais, auxiliando não apenas empreendimentos maranhenses, mas de várias regiões do Brasil. Já o Fazer On-line é uma startup solidária que conecta empreendedores e usuários virtualmente e surgiu como braço do projeto Coworking IFMA, com o objetivo prestar assistência tecnológica para os pequenos empreendedores como estratégia para posicionamento no mercado.

O projeto Coworking IFMA (com Ivanilde Pacheco, Bruna Melo, Nivia Santos e Vivian Gomes) conquistou, em 2021, o Prêmio Destaque e a Categoria Educação Profissional Técnica de Nível Médio na etapa regional do Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora. E o Fazer On-line (com Ivanilde Pacheco, Ana Patricia Choairy, Vivian Gomes, Nivia Santos e Ronaldson Castro) conquistou o 1º lugar na Categoria Ensino Superior. Outros projetos do grupo de professores do IFMA também receberam premiações na etapa regional. O Projeto GIS ( com Ivanilde Pacheco, Bruna Melo, Nivia Santos, Vivian Gomes e Leopoldo Coaracy) alcançou o 2º lugar na Categoria Ensino Superior. Na Categoria Educação Profissional Técnica de Nível Médio, o 2º lugar foi para o projeto Cooperativismo Empreendedor – Cooperativa de Artesanato (com Rafael Ciarlini, Paula Moreira, Ariel Teles e Maria Marcelina de Souza). E na Categoria Ensino Médio o projeto Nosso Tempo (com Ivanilde Pacheco, Bruna Melo e Terezinha de Jesus Lima) ficou com a 2ª colocação.

“Participar de uma final como esta é um reconhecimento do trabalho que vem sendo desenvolvido em prol da educação empreendedora junto a nossa instituição. Além disso, cumprimos a nossa missão institucional que é promover educação profissional pública de excelência, integrando ensino, pesquisa e extensão, para a construção de uma sociedade democrática, justa e sustentável”, destacou uma das coordenadoras dos projetos, Nívia Santos.