Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
  • Acessibilidade
  • Alto Contraste
  • Mapa do Site
  • PortugueseEnglishSpanishChinese (Simplified)FrenchGermanItalian
Página Inicial > Notícias > Dois projetos do IFMA vão para etapa nacional do Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora
Início do conteúdo da página Notícias

Dois projetos do IFMA vão para etapa nacional do Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora

Os projetos Coworking IFMA e Fazer On-line disputarão a final no dia 12 de maio, em São Paulo.
  • Assessoria de Comunicação
  • publicado 29/04/2022 08h35
  • última modificação 29/04/2022 08h35

Imprimir
O IFMA conquistou duas vagas na etapa nacional do Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora, que ocorre no dia 12 de maio, em São Paulo, durante o Congresso Bett Brasil, evento referência em educação e tecnologia na América Latina. Os dois projetos finalistas do Instituto – o Coworking IFMA, na categoria Ensino Profissional, e Fazer On-line, na categoria Ensino Superior – concorrem com outros 50 trabalhos. Além de troféus e divulgações, os premiados ganham bolsas de estudo em educação empreendedora e uma missão técnica custeada pelo Sebrae.

No squad dos projetos, estão as professoras Vivian Gomes (Campus São Luís – Maracanã), Ivanilde Cordeiro Pacheco (Campus São José de Ribamar), Bruna Rocha de Melo (Campus São José de Ribamar), Nívia Maria Barros Vieira Santos (Campus São João dos Patos) e Ana Patrícia Choairy (Campus São Luís – Centro Histórico). Elas participam da disputa com projetos inovadores desenvolvidos no âmbito do IFMA.

O Coworking IFMA é desenvolvido desde 2017, com o objetivo de desenvolver as competências de educação empreendedora junto aos alunos do IFMA e prestar assistência na área de gestão de negócios às pequenas empresas no Maranhão. Em 2020, o projeto passou por reformulação para cooperar com os pequenos empreendedores durante os regimes de distanciamento provocados pela pandemia de Covid-19, passando a desenvolver o trabalho com a utilização de tecnologias digitais, auxiliando não apenas empreendimentos maranhenses, mas de várias regiões do Brasil. Já o Fazer On-line é uma startup solidária que conecta empreendedores e usuários virtualmente e surgiu como braço do projeto Coworking IFMA, com o objetivo prestar assistência tecnológica para os pequenos empreendedores como estratégia para posicionamento no mercado.

O projeto Coworking IFMA (com Ivanilde Pacheco, Bruna Melo, Nivia Santos e Vivian Gomes) conquistou, em 2021, o Prêmio Destaque e a Categoria Educação Profissional Técnica de Nível Médio na etapa regional do Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora. E o Fazer On-line (com Ivanilde Pacheco, Ana Patricia Choairy, Vivian Gomes, Nivia Santos e Ronaldson Castro) conquistou o 1º lugar na Categoria Ensino Superior. Outros projetos do grupo de professores do IFMA também receberam premiações na etapa regional. O Projeto GIS ( com Ivanilde Pacheco, Bruna Melo, Nivia Santos, Vivian Gomes e Leopoldo Coaracy) alcançou o 2º lugar na Categoria Ensino Superior. Na Categoria Educação Profissional Técnica de Nível Médio, o 2º lugar foi para o projeto Cooperativismo Empreendedor – Cooperativa de Artesanato (com Rafael Ciarlini, Paula Moreira, Ariel Teles e Maria Marcelina de Souza). E na Categoria Ensino Médio o projeto Nosso Tempo (com Ivanilde Pacheco, Bruna Melo e Terezinha de Jesus Lima) ficou com a 2ª colocação.

“Participar de uma final como esta é um reconhecimento do trabalho que vem sendo desenvolvido em prol da educação empreendedora junto a nossa instituição. Além disso, cumprimos a nossa missão institucional que é promover educação profissional pública de excelência, integrando ensino, pesquisa e extensão, para a construção de uma sociedade democrática, justa e sustentável”, destacou uma das coordenadoras dos projetos, Nívia Santos.

registrado em:
Fim do conteúdo da página