IFMA concede o grau a 67 alunos em Caxias
A noite da última quarta-feira (27) em Caxias-MA foi de festa e comemoração para 67 estudantes, seus amigos, familiares e professores do Instituto federal do Maranhão (IFMA) Campus Caxias e da educação a distância. A solenidade de outorga de grau aconteceu na casa de eventos Assunção Eventos, sendo realizada a outorga de grau dos cursos superiores de licenciatura em Ciências Biológicas, Formação Pedagógica, Química e Matemática. A solenidade foi feita de forma inédita no IFMA no formato híbrido (presencial e virtual simultaneamente).Compuseram a mesa diretiva da solenidade o reitor do IFMA, Carlos Cesar Teixeira Ferreira, o diretor-geral do Campus Caxias, João da Paixão Soares, a pró-reitora de Administração do IFMA, Lucimeire Amorim Castro, o diretor de Desenvolvimento Educacional do campus, Raimundo Nonato Assunção, o diretor de Administração e Patrimônio do Campus, Guilherme Andrade Lopes, o coordenador do curso de Ciências Biológicas, Pedro Alberto Pavão Pessoa, a coordenadora do curso de Formação Pedagógica, Cecilia Regina Galdino Soares, o coordenador do curso de Química, Wallonilson Veras Rodrigues, o coordenador do curso de Matemática, Fernando da Costa Gomes, a paraninfa da turma de Ciências Biológicas, Claucyanne mendes Vieira, representando os demais paraninfos e a patronesse da turma de Formação Pedagógica do polo Caxias, Laurilene Cardoso da Silva Lopes, representando os demais patronos da solenidade.
Em seu discurso, Ingryd Emmanuelle Tavares Pereira, oradora oficial das turmas, destacou que “é um prazer representar os formandos. Quero agradecer a Deus e a todos que contribuíram até aqui. É um dia de despedida, a vida vai nos separar mas as memórias vão permanecer. Daqui a uns anos vamos pensar onde está a turma e teremos lembranças e saudades. A mais saborosa das virtudes é a gratidão. Cada vitória é causada pela colaboração de várias pessoas, obrigada a todos por nós moldar. Não é só o canudo, hoje nos despedimos com a certeza de dever cumprido. A educação é o grande sustentáculo da transformação da nossa sociedade. Chegou o momento de cada um seguir sua viagem, que sejamos grandes profissionais, atores de nossa trajetória e grandes humanos”, desejou. A professora Claucynane Mendes Vieira, paraninfa da turma de Ciências Biológicas e representante dos paraninfos, começou o discurso dando os parabéns a todos os formandos pela importante vitória. “Esse é apenas o começo da jornada. O IFMA entrega profissionais com uma boa formação e capacitados ao mercado de trabalho. Vocês devem ensinar, educar e aprender com os alunos”, enfatizou.
A pró-reitora de Administração do IFMA, Lucimeire Amorim, destacou em seu discurso que “é a primeira vez que estamos fazendo um evento desse tipo híbrido. Vocês agora são licenciados. Formar professores é um grande degrau, pois precisamos de pessoas que possam transformar o mundo através da educação. Quem carrega essa arma é o professor, sendo o agente, que conhece o aluno. Vocês estudaram para ajudar a mudar o mundo, devendo ser solidários, tendo empatia, fazendo coisas boas, segurando a mão e ajudando alguém a ser melhor todos os dias. Assim, as futuras gerações serão melhores. Cada aluno de vocês vai ser uma pessoa que vai ajudar a mudar o mundo. Vocês vão fazer diferença na vida de muita gente, pois são parte da história do IFMA e vão representar a instituição em qualquer lugar. Nós representem bem”, pediu a pró-reitora.
João da Paixão Soares, diretor-geral do Campus Caxias, iniciou seu discurso relembrando em seu discurso que, neste ano, o campus completa 12 anos de vida. “Iniciamos os cursos superiores em 2011. A colação de grau é um momento único para cada um de vocês e para o IFMA, para Caxias e para o Maranhão. Já tivemos muitas solenidades, mas esta está sendo diferenciada. Vocês são os frutos mais belos de um nobre e enriquecedor processo formativo. O IFMA sente-se orgulhoso dessa caminhada e agradece a Deus pelo dom da vida e da aprendizagem. Estamos formando 67 alunos com a certeza do dever comprido em ter formado profissionais sérios e competentes. B
Após sua fala, o diretor-geral entregou um certificado de honra ao mérito aos alunos com melhor desempenho por curso. Paula Nascimento Alves, do curso de Ciências Biológicas, da licenciatura em Formação Pedagógica, Richardson Carvalho Frazão, do polo São Luís, Zidâne Silva Cruz, do curso de licenciatura em Matemática, e do curso de licenciatura em Química, Daniela Pereira de Sousa.
O reitor do IFMA, Carlos Cesar Teixeira Ferreira, iniciou seu discurso desejando sucesso aos formandos. “É um momento de esperança. Agradeço aos familiares por confiarem seus filhos a essa instituição. Vocês talvez não ficarão ricos, mas experimentarão a maior experiência de transformação de vidas. Percebemos aqui o poder da interiorização do instituto quando demos o grau a estudantes dos quatro cantos do estado. Não podemos sucumbir na nossa missão institucional diante das dificuldades. Encontrar jovens que conseguiram êxito nas sua formações é motivo de aplausos, e saber que eles estão mudando a realidade da triste estatística de jovens que nem estudam nem trabalham é gratificante. O sucesso de vocês é o nosso sucesso também. Pra vocês , esta é a realização de um sonho, e para nós é a materialização do sonho, é onde concretizamos o trabalho de várias mãos. Que vocês sejam vozes de uma formação humanizada, e que levem essa formação aos quatro cantos do país”, finalizou o reitor.
Redes Sociais