IFMA aprova relatório de gestão, criação de organizações juniores e recepção de estagiários

O Conselho Superior (CONSUP) do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) aprovou, na sexta (29/04), em sua 66ª reunião, com transmissão simultânea pelo canal da TV IFMA no YouTube, o relatório de gestão institucional e apreciou a resolução sobre recepção de estagiários no Instituto. O colegiado deliberou, ainda, sobre empresas juniores e criação de cooperativa escola.
Os conselheiros aprovaram a regularização da Empresa Junior Engrenar, vinculada ao Departamento de Mecânica de Materiais do Campus Monte Castelo, de acordo com a proposta do professor Kerlle Rafael Pereira Sousa, coordenador do projeto.
Também obteve êxito a proposta de implantação de Empresa Júnior do curso de Administração do Campus Santa Inês, apresentada pelo professor Rodrigo Arrais Alvarenga. Outra ação extensionista aprovada foi a criação da Cooperativa Escola do Campus Viana, proposta pelo professor José Arimatéia Sousa.
Foi deliberado, ainda, acerca das normas que estabelecem orientações sobre a aceitação de estagiários de cursos presenciais e a distância no âmbito do IFMA, oriundo de cursos superiores, de nível médio e técnico. O percentual de estagiários não poderá superar o percentual de 8% da força de trabalho institucional.
Relatório de Gestão
O Relato Integrado de Gestão do IFMA aponta os referenciais estratégicos da instituição – missão, visão e valores – e apresenta dados referentes ao ano de 2021, como recursos humanos, gestão orçamentária e financeira e resultados relativos aos objetivos estratégicos. “O foco hoje é demonstrar à sociedade que o IFMA tem prestado serviço de qualidade à sociedade”, pontuou o reitor Carlos César Teixeira Ferreira.
De acordo com o documento, dos 31 indicadores do IFMA, que mensuram os resultados obtidos frente aos objetivos estratégicos da instituição, 20 obtiveram um desempenho igual (ou maior) que 90%, sendo que, destes, 11 indicadores apresentaram resultados acima de 100%. E três indicadores obtiveram resultado entre 60 a 90%. “Esse resultado foi possível devido ao amadurecimento da instituição em relação ao planejamento estratégico”, avaliou Carlos César.
Outros destaques do relatório se referem à transformação dos projetos estratégicos SUAP EDU e Catálogo de Projetos de Ensino em processos institucionais. Além disso, foram constituídos cinco novos projetos: IFMA Amazônia Legal Maranhense, Coworking, Empreenda-se, IFMA Livre de Violência de Gênero e Instituto Cidadão. “Não medimos esforços para garantir a manutenção de todos os projetos estratégicos que estão em fase de execução”, afirmou Carlos César. Houve a superação da meta (132,06%) no aporte de recursos, com destaque aos projetos “Campus Referência”, “Fábrica de Inovação”, “Memorial IFMA”, “Centro de Formação de Servidores”, “Catálogo de Projetos de Ensino”, Mulheres Mil” e “Polo Digital”.
O índice de impacto da captação de recursos externos também obteve um desempenho positivo, com o indicador chegando a 12,70%. Outro destaque foi o aumento em mais de R$ 16,27 milhões de recursos em caixa, em virtude do resultado financeiro positivo em 2021. O conjunto de bens móveis e imóveis do IFMA alcançou 84,56% do ativo total, somando o valor de R$ 421 milhões.
O relatório aponta que houve a obtenção de 11 registros de propriedade intelectual, a criação da Rede de Bibliotecas do IFMA, da Política de Programas e Projetos de Ensino, o estabelecimento das diretrizes para elaboração dos calendários acadêmicos dos cursos técnicos e de graduação e a curricularização da Extensão, bem como a constituição dos instrumentos e procedimentos de avaliação interna de cursos.
Outro destaque do relatório foi o ingresso de novos estudantes, no percentual de 28,55%, com um público, em sua maioria (63,86%), constituído por estudantes com renda per capita familiar inferior a 1,5 salário mínimo. “Esse dado demonstra a importância do IFMA para os estudantes em situação de vulnerabilidade social, com a democratização da educação por meio da interiorização”, frisou o reitor.
A apresentação do relatório foi realizada pela pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Clarisse Medeiros. Confira a sessão do CONSUP na TV IFMA:
Redes Sociais