Professoras e aluna do Campus Imperatriz têm artigos publicados em livros
“A oralidade no ensino de línguas estrangeiras”
Doutora em Letras, Neliane Raquel Macedo Aquino participou como escritora da publicação “A oralidade no ensino de línguas estrangeiras”. O livro, publicado em março deste ano, tem como objetivo preencher a escassez existente no mercado editorial e na formação pedagógica sobre a oralidade no ensino de línguas na educação básica, assunto que ocupa um papel menor em comparação trabalho com a compreensão leitora, chegando, em diversas ocasiões, a ser totalmente excluída. A obra se volta principalmente aos professores de línguas estrangeiras do ensino fundamental e do ensino médio e aos licenciandos que pretendem atuar nesses níveis.
O capítulo escrito pela professora, “Análise do tratamento da pronúncia em materiais didáticos”, foi desenvolvido com a também professora e doutora Carine Haupt, da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Com o artigo, elas fornecem sua contribuição para suprir a carência do trabalho com a oralidade na área de formação inicial e continuada de professores de línguas estrangeiras.
Para adquirir um exemplar, acesse o site parabolaeditorial.com.br .
“Aprendizagem e Tecnologia: Enfoques práticos e teóricos na Educação do Século XXI”
Já a professora Aricelma Costa Ibiapina, mestre em Educação, e a aluna Klycia Silva de Sousa, do curso de Física, participaram como autoras do e-book “Aprendizagem e Tecnologia: Enfoques práticos e teóricos na Educação do Século XXI”. Elas são responsáveis pelo Capítulo 2 do livro, “Estágio Supervisionado: Relatos de experiência com dois sistemas de ensino diferentes: presencial e remoto/misto”.
O texto divulgado pela professora e pela aluna teve o objetivo de compartilhar as experiências obtidas na prática da disciplina de Estágio Supervisionado III do Curso de Licenciatura em Física do IFMA Campus Imperatriz, sob a orientação da professora Aricelma Costa Ibiapina e supervisão de três professores da disciplina de Física. A parte prática do estágio supervisionado teve a duração de 90 horas, com início em 28 de outubro de 2021 e término em 14 de janeiro de 2022, e foi realizada em turmas do ensino técnico integrado ao médio, iniciado no formato de ensino remoto e finalizado no formato presencial.
Clique aqui para acessar o material disponível para leitura.
Redes Sociais