Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
  • Acessibilidade
  • Alto Contraste
  • Mapa do Site
  • PortugueseEnglishSpanishChinese (Simplified)FrenchGermanItalian
Página Inicial > Notícias > IFMA promove Fórum para definir diretrizes de cursos técnicos
Início do conteúdo da página Notícias

IFMA promove Fórum para definir diretrizes de cursos técnicos

O evento terá a participação de representantes de todas as categorias do IFMA e o documento final será apreciado pelo Conselho Superior
  • Cláudio Moraes
  • publicado 10/05/2022 16h28
  • última modificação 10/05/2022 16h33

Imprimir

O Instituto Federal do Maranhão irá promover, entre 23 e 25 de maio, com transmissão ao vivo, pela TV IFMA, no YouTube, o Fórum de debates e consolidação da minuta de Resolução das Diretrizes Institucionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio do IFMA.

Confira neste link o edital de convocação.

O evento será realizado, de forma on line, em sala virtual do Google Meet, das 8:30h às 12:30h e das 14:30h às 18:30h, com acesso restrito aos membros componentes e aos participantes listados no edital de convocação, que receberão o link, por email, 12 horas antes.

 

Sobre o Fórum

O objetivo do Fórum é apreciar as propostas para a minuta das diretrizes institucionais que foram coletadas nas audiências públicas promovidas pelos campi e também por meio de formulário de consulta pública, disponibilizado no portal do IFMA.

As proposições serão apresentadas e debatidas e o texto final será definido por meio de votação, para posterior encaminhamento ao Conselho Superior da instituição (CONSUP).

Os membros componentes do Fórum, com direito a voz e voto, são: a diretora de Educação do IFMA, a chefe do Departamento de Ensino Técnico e um representante do Departamento de Direitos Humanos e Inclusão Social (DDHIS), dos diretores-gerais (indicado pelo Colégio de Dirigentes ou rede de diretores), dos diretores de Desenvolvimento Educacional ou equivalente (indicado pelo Comitê Assessor da Gestão do Ensino) e dos coordenadores de cursos técnicos (indicados pelos pares em reunião convocada pela DETEC). Cada integrante terá direito a um suplente.

Cada campus terá representação composta por um docente, um pedagogo ou TAE, um representante da gestão ligada ao ensino titular, dois representantes dos Grêmios Estudantis do IFMA (indicados pelos pares em reunião convocada pela DAE), um representante dos Núcleos de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI) – indicados pelos pares em reunião própria para esse fim, convocado pelo NEABI central -, um representante dos Núcleos de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE) – indicados pelos pares em reunião própria para esse fim, convocado pelo DDHIS e dois membros da Comissão Central da organização das diretrizes. Cada participante também terá um suplente

A minuta com as propostas de alteração, objeto de análise e votação durante o Fórum estará disponível na página https://prenae.ifma.edu.br/reconstrucao-das-diretrizes-institucionais-para-os-cursos-tecnicos, bem como será encaminhada por e-mail aos membros componentes do Fórum em até 5 (cinco) dias corridos antes de sua realização.

 

=============================================================================================

Confira as datas relacionadas ao Fórum

09/05/22 – Lançamento do Edital.

10 e 11/05/22 – Prazo para interposição de recursos ao edital

16/05/22 – Envio da minuta da Resolução aos membros do Fórum e sua publicação no site do IFMA, contendo as propostas que serão debatidas.

16/05/22 – Publicação das respostas aos recursos e publicação da versão final do Edital.

23, 24 e 25/05/22 – Realização do Fórum.

 ===========================================================================================

 

Saiba mais sobre o processo

A reconstrução das diretrizes institucionais para os cursos técnicos possui o propósito de ampliar e integrar ensino, pesquisa e extensão; fortalecer e ampliar programas e projetos voltados aos arranjos locais e intensificar o uso de tecnologias e metodologias inovadoras no processo educacional.

A ação integra o Plano Integrado de Ações Estratégicas (PIAE) da PRENAE que se configura como um instrumento de gestão. O objetivo do PIAE é balizar o trabalho da pró-reitoria de forma integrada com os gestores de ensino dos campi para execução de ações estratégicas que viabilizem a melhoria e o aperfeiçoamento da política educacional do IFMA.

A reconstrução das diretrizes institucionais teve início março de 2021 com a formação de um grupo de trabalho, que promoveu, em junho do mesmo ano, como primeira ação, o Seminário Diretrizes Institucionais para os Cursos Técnicos.

Confira todas as etapas do processo em: https://prenae.ifma.edu.br/reconstrucao-das-diretrizes-institucionais-para-os-cursos-tecnicos/

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página