IFMA conquista 1º lugar nacional no Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora
O Coworking IFMA existe desde 2017 e agora faz parte dos projetos estratégicos do IFMA, envolvendo vários campi da instituição, como São José de Ribamar, São João dos Patos e São Luís-Maracanã. A ação surgiu com o objetivo de desenvolver as competências de educação empreendedora junto aos alunos do IFMA e prestar assistência na área de gestão de negócios às pequenas empresas no Maranhão. Em 2020, o projeto passou por reformulação para cooperar com os pequenos empreendedores durante os regimes de distanciamento provocados pela pandemia de Covid-19, passando a desenvolver o trabalho com a utilização de tecnologias digitais, auxiliando não apenas empreendimentos maranhenses, mas de várias regiões do Brasil.
Outro projeto do IFMA, o Fazer On-Line, ficou entre os 10 finalistas, a nível nacional, na categoria educação superior. Coordenada também pela professora Ivanilde Pacheco, e com as professoras Nívia Maria Santos, Vívian Adriana Gomes e Ana Patrícia Choairy na equipe, além do técnico Ronaldson Castro, esta iniciativa é uma startup solidária que conecta empreendedores e usuários virtualmente e surgiu durante a temporada de lockdown, como braço do projeto Coworking IFMA, com o objetivo prestar assistência tecnológica para os pequenos empreendedores como estratégia para posicionamento no mercado no momento de crise por conta do confinamento. A equipe dos dois projetos é multidisciplinar e envolve docentes, técnicos e estudantes das diversas áreas de conhecimento.
Após a premiação, os integrantes da equipe participaram de um bate papo no espaço Complexo Criative do Sebrae, na Bett Educar, com o ator e humorista Rafael Infante. A professora Ivanilde Pacheco registrou que o prêmio “foi um reconhecimento do trabalho coletivo e colaborativo, em que a palavra ressignificação representa a essência da educação empreendedora”. Ela também destacou que “o prêmio valoriza o protagonismo dos estudantes do IFMA”.
A professora Bruna Elizama Melo comentou sobre a premiação e a importância da educação empreendedora. “Trabalhar a educação empreendedora para desenvolver nos alunos as habilidades fundamentais para enfrentar os desafios do século XXI em um mundo em constante transformação”, disse. Já a professora Nívia Maria Santos observou que, dos 10 finalistas da categoria educação profissional, sete eram de Institutos Federais, “o que mostra o trabalho grandioso da Rede Federal”.
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