Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
  • Acessibilidade
  • Alto Contraste
  • Mapa do Site
  • PortugueseEnglishSpanishChinese (Simplified)FrenchGermanItalian
Página Inicial > Notícias > Pesquisa do MEC com professores estuda impacto da pandemia nos Institutos Federais
Início do conteúdo da página Notícias

Pesquisa do MEC com professores estuda impacto da pandemia nos Institutos Federais

  O prazo final para os professores responderem é o dia  22 de maio
  • Assessoria de Comunicação
  • publicado 13/05/2022 17h32
  • última modificação 13/05/2022 17h35

Imprimir

A Secretaria de Educação Tecnológica do Ministério da Educação (SETEC/MEC), por meio de cooperação técnica entre o Instituto Federal de Sergipe (IFS) e o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), no âmbito do Edital 20/2021 do MEC, está desenvolvendo uma pesquisa com o objetivo de estudar o impacto da pandemia da Covid-19 na Rede Federal de Educação Pública Científica e Tecnológica (RFEPCT) sob a ótica dos professores.

Podem participar da pesquisa os professores que já integravam a Rede até o ano de 2018, e que tenham ministrado aulas durante o período que perdurou o ensino remoto.

Link para o questionário: https://forms.gle/JmK2YQGaVETPhqG77

O prazo final para os professores responderem é o dia  22 de maio.

O tempo demandado para responder o formulário é estimado em cerca de 15 minutos.

 

Justificativa da pesquisa

O objetivo da pesquisa é permitir uma análise geral do impacto provocado pelas adequações adotadas no âmbito da Rede, devido à Covid-19. De acordo com a SETEC/MEC, “em um cenário no qual são visíveis os impactos da pandemia no sistema educacional, é fundamental conhecê-los para melhor direcionar políticas públicas que busquem diminuir as desigualdades educacionais no país”.

Ainda de acordo com a Secretaria, ainda não existe uma sistematização das readequações que foram “necessárias no ensino, na pesquisa, na extensão e na gestão para atender à nova realidade imposta pela pandemia, especialmente no tocante ao distanciamento físico entre as pessoas”.

O reflexo dessas medidas ocorreu no orçamento, nos regulamentos, no exercício e no ambiente de trabalho, no bem-estar do servidor e dos estudantes, entre outros aspectos. Torna-se necessário propor “respostas específicas para mitigar os impactos negativos e maximizar os positivos, no âmbito Rede Federal de Educação Profissional Científica e Tecnológica.

registrado em:
Assunto(s): Covid , MEC , Pandemia , Pesquisa , Setec
Fim do conteúdo da página