Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
  • Acessibilidade
  • Alto Contraste
  • Mapa do Site
  • PortugueseEnglishSpanishChinese (Simplified)FrenchGermanItalian
Página Inicial > Notícias > Notícias (Destaque Foto Grande) > Campus Maracanã promove formação para coordenadores e mediadores de 33 polos da EaD
Início do conteúdo da página Notícias

Campus Maracanã promove formação para coordenadores e mediadores de 33 polos da EaD

  • Romulo Gomes
  • publicado 23/05/2022 19h24
  • última modificação 23/05/2022 19h24

Imprimir

Professora Jandira Pereira, coordenadora de Projetos e Programas do IFMA Maracanã

Coordenadores e mediadores de 33 polos estiveram no Instituto Federal do Maranhão (IFMA) – Campus Maracanã para dois dias de uma formação, que serviu como ponto inicial da nova oferta do Curso Técnico em Agropecuária, na modalidade Educação a Distância (EaD). A capacitação aconteceu na quinta-feira (19) e na sexta-feira (20), com a presença do reitor Carlos César e de outros gestores da instituição, entusiasmados pela matrícula de 3.300 estudantes nos municípios parceiros do campus.

Desde 2018, quando a Rede e-Tec Brasil foi desativada pelo governo federal, o Campus Maracanã passou a trabalhar com a EaD de forma institucionalizada e não mais como um programa. Esse modelo, atualmente, tem servido como referência para todo o Instituto Federal.  “O ponto audacioso desse projeto é o número de polos. A Educação a Distância já existia em nosso campus, mas neste momento estamos saindo de 18 para 33 polos e isso faz com que o alcance seja muito maior. Chegamos, geograficamente, a todas as grandes regiões do Maranhão”, destacou o diretor geral do IFMA Maracanã, Jeovani Machado Rodrigues.

Jovens e adultos podem se tornar técnicos em Agropecuária no próprio município onde moram, sem a necessidade de mudança para a capital, como acontecia até algumas décadas atrás. Foi assim que a professora Dayana Passou teve a oportunidade de concluir o curso, no ano passado, estudando no polo de Humberto de Campos. “O curso deixou muitas pessoas bem capacitadas na área. Durante a formação, a gente veio ao campus do IFMA Maracanã e fizemos uma visita de três dias, que foi de extrema importância”, relembrou a técnica em Agropecuária, que atualmente coordena o polo onde estudou.

Em dois anos de curso, os alunos e as alunas têm contato com o conhecimento científico e aprendem técnicas que ajudam a melhorar a produção rural em seus municípios. “Hoje, somos os maiores produtores de alevinos do Maranhão. Queremos aumentar essa produção e levar para outros municípios. Santa Rita fornece os alevinos para piscicultores de outros municípios. O curso de agropecuária vai dar técnicas para a formação de profissionais, que estarão habilitados a dar suporte aos nossos pequenos produtores”, disse, confiante, a coordenadora do polo de Santa Rita, Janaína Fonseca.

Formação

Em cada município, há um coordenador de polo e dois mediadores. Esses profissionais são cedidos pelas prefeituras municipais, como parte do acordo de cooperação, necessário para a viabilização do modelo de oferta institucionalizada da EaD. “Vocês são pessoas que nós precisamos muitos e que podemos contar, nesse trabalho. Vocês são muito importantes para o sucesso desse curso”, enfatizou a pró-reitora de Administração, Lucimeire Amorim Castro, que era diretora geral do IFMA Maracanã quando ocorreu a mudança para o novo modelo.

Esse histórico foi relembrado nos dois dias de formação. Também foi apresentada a estrutura e a metodologia do curso. Na sexta-feira (20), o professor Cutrim Júnior ministrou uma palestra sobre a importância do técnico em Agropecuária no contexto atual. Em seguida, ocorreu uma visita guiada às instalações do Campus Maracanã, que tem 225 hectares, onde estão as Unidades Educacionais de Produção (UEP’s), os laboratórios e os setores pedagógicos e administrativos.

O reitor do IFMA, Carlos César, participou do evento e defendeu a importância de que os cursos EaD tenham a mesma qualidade dos cursos presenciais. “Hoje, o trabalho feito no Campus Maracanã é uma referência para todos nós do Instituto Federal. É um modelo exitoso, permitindo que a gente consiga chegar aos quatro cantos do Estado do Maranhão, com essa oferta pública, gratuita e de qualidade. Estamos aqui aprendendo com o Campus Maracanã, para levar essa experiência e fortalecer a nossa educação a distância institucionalizada no IFMA”, concluiu o reitor.

Além dos 33 polos de Educação a Distância nos quais funciona o Curso Técnico em Agropecuária, o IFMA Maracanã está presente em mais 14 municípios, ofertando cursos pelo Pronatec Novos Caminhos, pela Universidade Aberta do Brasil (UAB) e pelo programa voltado a mulheres em situação de vulnerabilidade social. O IFMA, como um todo, já soma 89 polos distribuídos pelo Maranhão.

Também participaram da formação o pró-reitor de Extensão, Carlos Alexandre, e a coordenadora do Curso Técnico em Agropecuária – EaD, Lívia Praseres.

Veja mais fotos aqui.

 

Fim do conteúdo da página