Página Inicial > Notícias > Maio Amarelo: estudantes realizam ações de prevenção aos acidentes de trânsito

Maio Amarelo: estudantes realizam ações de prevenção aos acidentes de trânsito

A campanha de conscientização é realizada por alunos do Campus Monte Castelo e professores do Departamento de Segurança do Trabalho.
  • publicado 27/05/2022 11h00
  • última modificação 27/05/2022 11h00

Estudantes do curso técnico em Segurança do Trabalho do IFMA Campus São Luís – Monte Castelo têm realizado ações educativas no âmbito da campanha Maio Amarelo, mês de prevenção aos acidentes de trânsito. Essa continua sendo uma das causas de morte mais preocupantes no Brasil, o que reforça a importância das iniciativas de conscientização. Ao longo das últimas semanas, os alunos participaram de duas ações realizadas no campus e na Reitoria, sob coordenação dos professores Fernando Tocantins e Lereno Nunes.

No último dia 17 de maio, os alunos fizeram panfletagem nos setores administrativos e também na faixa de pedestres em frente ao campus, com o apoio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT). Essa atividade contou ainda com o apoio de representantes do Detran-MA, que apresentaram uma palestra de conscientização no auditório Florise Pérola.

Nessa quinta-feira (26), os estudantes visitaram a Reitoria do IFMA, onde percorreram os setores fazendo panfletagem e dando dicas de segurança no trânsito. Entre as recomendações dos alunos, destacaram-se a prática da direção defensiva, não provocar nem responder a brigas de trânsito, não dirigir embriagado ou com sono, usar o cinto se estiver de carro e o capacete de segurança no caso de motocicletas. No fim da panfletagem, o professor Tocantins ministrou uma palestra no Auditório Maycon Rangel.

“Faz parte do perfil do profissional da Segurança do Trabalho desenvolver, junto às empresas e à comunidade, campanhas educativas na prevenção de acidentes de trânsito. Eles também podem ministrar treinamentos de direção defensiva. Então é uma forma de eles irem exercitando essas ações educativas”, avaliou o docente, que atualmente é chefe do Departamento de Segurança do Trabalho do Campus Monte Castelo. Segundo o professor Tocantins, a ideia é que os alunos sejam multiplicadores na comunidade e em casa.

A aluna Gabrielly Viegas, do 2º ano do curso técnico integrado em Segurança do Trabalho, estava entre os oito estudantes que participaram da panfletagem na Reitoria. “A mensagem que a gente quer transmitir é por mais segurança no trânsito. Lembrando também que nós estudantes temos que atravessar as ruas e muitas vezes ocorrem muitos acidentes nesse momento. Por isso, o Maio Amarelo incentiva as pessoas a terem mais cuidado com a vida do próximo”, pontua. Ela ressalta ainda a importância de se engajar na campanha como parte da formação profissional, que já é muito voltada para a preservação da segurança e da vida das pessoas.