Página Inicial > Notícias > IFMA licita construção da sede definitiva do Campus Centro Histórico

IFMA licita construção da sede definitiva do Campus Centro Histórico

• Miguel Ahid
  • publicado 31/05/2022 15h37
  • última modificação 31/05/2022 15h37

O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) abriu licitação para a sede definitiva do IFMA Campus Centro Histórico, que será construída na área Itaqui-Bacanga e vai ter capacidade de receber 1200 alunos nos três turnos. O custo estimado para a contratação é de R$ 13.376.111,33. A licitação está programada para iniciar no dia 08 de junho de 2022.

“Após a publicação do edital, a próxima etapa acontece no dia 08 de junho, dia da licitação, seguida das etapas mais internas em que a Comissão vai avaliar as propostas. A proposta vencedora licitação passa pelo processo de adjudicação, e o reitor homologa a licitação”, detalha a pró-reitora de Administração do Instituto Federal do Maranhão, Lucimeire Amorim.

Em sua fase inicial, a nova sede terá dois blocos de sala de aula (461,27 m² cada) com 10 salas ao todo; bateria de banheiros; salas multiuso; área de vivência com cantina (441 m²); biblioteca (719,26 m²) com capacidade para 19.050 exemplares; bloco pedagógico (521 m2); castelo d’água (184m²); estação de tratamento de efluentes e subestação.

“Também haverá a incorporação do Núcleo Itaqui Bacanga – NIB, que contém as estruturas administrativa e laboratórios. Todos os projetos foram desenvolvidos pela equipe de infraestrutura da Reitoria em cooperação com os servidores do próprio campus”, explicou o chefe do Departamento de Infraestrutura (DINFRA) do IFMA, vinculado à Pró-reitoria de Administração, Danilo Lima da Guia.

Os edifícios a serem construídos possuem concepção arquitetônica moderna com foco em sustentabilidade, possuindo dentre outras características: revestimento cerâmico externo; portas de alumínio com visor de vidro, resistentes às condições de uso, cupins e intempéries; urbanização do entorno com grama, com equilíbrio do conforto térmico e visual, calçadas acessíveis e estradas de acesso.

Além disso, completa Danilo da Guia, “piso industrial de alta resistência, próprio para uso contínuo bem como apto para instalação de equipamentos; iluminação pública e interna em LED; instalações de rede elétrica lógica em canaletas de alumínio, facilitando a expansão e manutenção da rede; bancadas em granito com instalações hidrossanitárias e acessíveis à Pessoas com Deficiência; e ampla área de esquadrias, com economia de energia e utilização de iluminação natural”.

Abaixo, algumas fotos dos blocos de sala de aula a serem construídos. Estes mesmos blocos estão sendo finalizados em Barra do Corda e possuem as mesmas características.

“O Campus Centro Histórico é uma unidade da fase I da expansão do IFMA. Ele responde aos arranjos produtivos locais da cidade de São Luís, o que traz para nós a responsabilidade de desenvolver cursos e atividades que “abracem” a nossa cidade. Já em 2009, observou-se a necessidade de que o campus tivesse um local adequado, uma vez que um casarão histórico tem inúmeras limitações, principalmente para uma escola de nível médio”, relembra a atual diretora-geral do Campus São Luís Centro Histórico, Luciene Amorim.