Página Inicial > Notícias > Política de Assistência Estudantil é apresentada no Colégio de Dirigentes

Política de Assistência Estudantil é apresentada no Colégio de Dirigentes

A 121ª Reunião Ordinária do Coldir foi realizada no dia 27 de maio no Campus São Raimundo das Mangabeiras
  • Miguel Ahid
  • publicado 02/06/2022 16h06
  • última modificação 02/06/2022 16h10

O reitor do IFMA e presidente do Coldir, Carlos Cesar Teixeira Ferreira; o diretor-geral do Campus São Raimundo das Mangabeiras, Janio Fernandes e Silva, e a secretária do Coldir, professora Thereza Cristina

O Colégio de Dirigentes (Coldir) do IFMA, órgão colegiado composto pelo reitor, pró-reitores e diretores-gerais dos campi, esteve reunido presencialmente no dia 27 de maio, quando tratou da apresentação da Proposta de Resolução da Política de Assistência Estudantil e do Portal de Emprego e Estágio para alunos e egressos do IFMA.

Informes

Ao abrir e presidir a 121ª Reunião Ordinária do Coldir, o reitor Carlos Cesar Teixeira Ferreira, iniciou dos trabalhos e informes desejando felicitações à pró-reitora de Administração, Lucimeire Amorim, aniversariante no dia.

Carlos Cesar destacou as colações de grau realizadas nos campi São João dos Patos (em 25/05) e São Raimundo das Mangabeiras (26/05), com a presença dos 5 pró-reitores e quase todos os diretores-gerais, dando força e prestígio ao trabalho.

Sobre a agenda institucional, o reitor explicou que há uma proposta para no próximo dia 22, estaremos em comitiva no Congresso Nacional. “Desde o primeiro momento em que fizemos a interlocução com o coordenador da ação, a nossa proposta foi levar todos os diretores-gerais do IFMA conosco. Esse momento vai nos fortalecer bastante”, ressaltou o reitor.

Já o diretor-geral do Campus São Raimundo das Mangabeiras, Janio Fernandes e Silva, prestou agradecimentos quanto à oportunidade de receber os dirigentes (reitor, pró-reitores, diretores-gerais e demais servidores) do Instituto no campus.

Proposta de Resolução da Política de Assistência Estudantil

“Essa nova política vai nos ajudar muito, tanto na parte da execução orçamentária, na agilidade dos pagamentos aos nossos estudantes, no atendimento desse público, quanto na gestão da política como um todo”, delineou logo de início o pró-reitor de Ensino e Assuntos Estudantis do IFMA, Maron Gomes.

Pró-reitor de Ensino e Assuntos Estudantis do IFMA, Maron Gomes.

Thays Cristina Araújo

Em seguida, Thays Cristina Rocha, da Diretoria de Assuntos Estudantis do IFMA, falou mais detalhadamente sobre o tema. “Ela [a Política de Assuntos Estudantis] vem com uma cara nova. Com programas para atender às necessidades dos nossos estudantes, como: o auxílio bolsa permanência (em cinco níveis); o auxílio creche, para atender aos nossos estudantes com filhos menores em idade pré-escolar; e o auxílio tecnologia assistiva, para os alunos com necessidades específicas”, enumerou.

Traz também uma nova perspectiva de Inclusão dos povos tradicionais, com um programa dentro do bolsa permanência, específico para esse público e para atender às necessidades dele. Uma maneira de incluí-lo na instituição.

Depois dessa apresentação no Coldir, explica Thays Rocha, “deve seguir para o Conselho Superior (Consup), onde passará por votação e posterior implementação, já para o ano de 2023″, enumerou.

Portal de Emprego e Estágio para alunos e egressos do IFMA

O último item da pauta ficou a cargo do pró-reitor de Extensão do IFMA, Carlos Alexandre Araújo. Ele explicou a parceria com a empresa Universia, que hoje é o maior portal de empregabilidade do mundo.

Pró-reitor de Extensão do IFMA, Carlos Alexandre Araújo

Ele disse ainda que o Portal de Emprego e Estágio para alunos e egressos do IFMA já está funcionamento. “Nós temos várias empresas que já têm convênio com o IFMA. As empresas precisam fazer o cadastro delas no portal, pois nós não conseguimos cadastrar empresas, assim como os nossos alunos e os nossos egressos”, ressaltou Carlos Alexandre Araújo.

“Precisamos trabalhar na divulgação tanto para empresas quanto para os nossos alunos e egressos, para que eles se insiram aqui no portal”, finalizou o pró-reitor de Extensão do IFMA.

Saiba mais aqui:
Acesse o portal de empregabilidade do IFMA