Página Inicial > Notícias > Campanha de conscientização do combate à violência contra a pessoa idosa será lançada nesta terça (7)

Grupo de Estudo e Pesquisa do Campus Centro Histórico participará da campanha de conscientização com atividades dentro da programação oficial
  • Assessoria de Comunicação, com informações da Defensoria Pública do Estado e do Campus São Luís Centro Histórico
  • publicado 06/06/2022 17h40
  • última modificação 08/06/2022 22h43

“Viver sem violência é o nosso ideal”. Essa é temática da Campanha de  Conscientização do Combate à Violência Contra a Pessoa Idosa 2022, que será aberta na terça-feira, 07 de junho, às 8h30, na sede da Defensoria Pública do Estado do Maranhão, na Avenida Junior Coimbra, s/n, Renascença. Desde 2006, a DPE realiza por meio do Centro Integrado de Apoio e Prevenção à Violência contra a Pessoa Idosa (CIAPVI), as campanhas de conscientização e, mais uma vez, o Grupo de Estudo e Pesquisa Velhice, Cultura e Sociedade (GEVCS-IFMA), coordenado pela professora do Campus São Luís Centro Histórico, Terezinha de Jesus Campos de Lima, participa do evento com atividades na programação.

A professor Terezinha Campos explica que este ano a Rede Nacional de Defesa e Proteção da Pessoa Idosa – Maranhão (RENADI-MA) tem a missão de socializar a Campanha – de forma mais abrangente – em outras instituições, como no caso do Instituto Federal do Maranhão. O IFMA participa com atividades do Grupo de Estudo e Pesquisa Velhice, Cultura e Sociedade nos dias 7, 10, 23, 24 e 30 de junho (ver programação), com a Exposição Josué Montelo “Velhices”; a oficina “Violência? Eu vou falar!”; e a palestra “Viver sem violência é o nosso ideal”, essa última acontece no dia 24.06, na sede no Campus São José de Ribamar.

“É um primeiro momento de aproximação, tendo em vista que iremos ampliar ações em São José de Ribamar contando com o apoio do IFMA. O município está entre os 3 primeiros colocados em registros de violação dos direitos humanos da pessoa idosa. Uma triste realidade”, explicou Terezinha Campos.

Clique e confira a programação completa da Campanha

Clique e baixe os cards de divulgação da campanha

Sobre o Grupo de Estudo e Pesquisa Velhice, Cultura e Sociedade (GEVCS-IFMA)

Coordenado pela professora Terezinha de Jesus Campos de Lima, o Grupo de Pesquisa Velhice, Cultura e Sociedade (GEVCS) é certificado pelo CNPq e integrante do Eixo da Cientificidade da Rede de Proteção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa do Maranhão (RENADI-MA), do qual ela é líder.

Dentre outras iniciativas, o GEVCS desenvolve ações de ensino, pesquisa e extensão no IFMA Campus São Luís Centro Histórico, envolvendo alunos e servidores do instituto.

Nessa caminhada, detalha a coordenadora, “uma das nossas missões é aproximar a Gerontologia da educação profissional, sobretudo sob o viés da educação para o envelhecimento, atuando junto da nossa comunidade acadêmica em prol da valorização da pessoa idosa, da reflexão acerca da velhice que queremos para nós e da importância das conexões intergeracionais”, disse.

Também é missão do grupo ampliar a participação do IFMA no cenário das instituições que atuam pela promoção do envelhecimento digno. Só no cenário maranhense, temos o trabalho da UFMA (com a Universidade Integrada da Terceira Idade/UNITI, desde 1995) e UEMA (com a Universidade Aberta Intergeracional/UNABI, desde 2016), ambas com seus projetos de extensão já consolidados nessa linha, fora os Institutos Federais que têm abraçado o trabalho com a velhice.

“Em contato com o IFSP, por exemplo, venho tratando da elaboração do Projeto Instituto Federal Aberto à Terceira Idade (IFATI), para uma proposta que siga com a adoção dessa nomenclatura”, conclui Terezinha Campos.