IFMA gradua 12 estudantes do Campus Bacabal
A cerimônia, que marcou o início de uma nova fase na vida profissional dos formandos, foi presidida pelo reitor do IFMA, Carlos Cesar Teixeira Ferreira, que concedeu a outorga de grau aos estudantes. Durante discurso, o gestor máximo do Instituto parabenizou os formandos e destacou o papel do IFMA no acesso e democratização do ensino superior no interior do Estado. “Os formandos desta colação são exemplo do papel dos Institutos Federais enquanto projeto para a democratização e inclusão social. Estamos formando 12 licenciados em Química e Tecnólogos em Alimentos em Bacabal, um cenário somente possível por causa da presença do IFMA no município. Esta cerimônia reflete a necessidade de se manter, numa realidade como a do Maranhão, o ensino superior público, interiorizado, gratuito e de qualidade”, declarou.
A diretora-geral do campus, Isa Prazeres, também frisou o papel do IFMA, com seus servidores, para a educação de Bacabal e congratulou o esforço dos formandos para a conquista do diploma. “Essa conquista se deu também pelo corpo de servidores da instituição, que trabalham de maneira dedicada e árdua e se comprometem com a educação oferecida aos nossos alunos, que alcançam um novo degrau com a colação”, disse a diretora-geral.
Escolhida como oradora da turma de Licenciatura em Química, Maria Elane Aquino dos Santos Paula, discursou relembrando fatos vividos pelos estudantes, em especial o desafio das aulas remotas, estabelecidas durante o período de pandemia. “Hoje somos seis. Infelizmente, muitos de nós não conseguiram estar aqui, mas o caminho não para. E temos ainda o desafio de continuar nessa trajetória rumo ao sucesso”, falou à turma.
Já o orador da turma de Tecnologia em Alimentos, Wes Cleyson de Oliveira Ferreira, agradeceu aos professores de curso e aos colegas pelo companheirismo pessoal e acadêmico. “Enfatizo a alegria do momento vivido na colação. Reconheço o trabalho dos professores e a amizade da turma. Dedicamos essa trajetória aos nossos pais, aos nossos mestres e a todos que nos possibilitarem essa conquista”, discursou.
Paraninfa da turma de Licenciatura em Química, a professora Maria das Graças de Oliveira e Silva celebrou a conclusão de mais uma etapa na vida dos estudantes e rememorou as dificuldades de estudo e ensino para alunos e professores durante a pandemia de Covid-19. “Juntos, tivemos, vocês e nós professores, de encarar a experiência do ensino não-presencial. O desafio de lidar com a difícil disciplina. O ano de 2020 se tornou de grandes temores, no entanto crescemos juntos. Olho a partir de agora para vocês como professores, colegas e amigos”, afirmou.
Além do reitor, da diretora-geral do campus e da paraninfa da turma de Licenciatura em Química, também fizeram parte da mesa da solenidade o pró-reitor de Ensino e Assuntos Estudantis, Maron Gomes; a pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Clarisse Medeiros; a Coordenadora do curso de Licenciatura em Química, Tânia Maria da Silva Lima; a coordenadora do Curso de Tecnologia em Alimentos, Leonildes de Jesus Aguiar Vieira; e o patrono da turma de Tecnologia em Alimentos, Douglas Rafael e Silva Barbosa.
Redes Sociais