Página Inicial > Notícias > Evento celebra os 35 anos de fundação do IFMA Campus Imperatriz

Evento celebra os 35 anos de fundação do IFMA Campus Imperatriz

Realizada em 28 de maio, a noite festiva foi marcada por homenagens a servidores que ajudaram a construir e aos que constroem a história do Campus Imperatriz ao longo do tempo
  • Miguel Ahid
  • publicado 07/06/2022 17h10
  • última modificação 07/06/2022 17h26

A festa de celebração dos 35 anos de fundação do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Imperatriz foi um momento único, realizada no espaço de eventos El Shaddai, no dia 28 de maio, e ficará marcada por memórias de fatos de destaque de sua jornada e também pelas homenagens aos servidores que fizeram (e fazem) parte da sua história.

O Instituto Federal do Maranhão – Campus Imperatriz foi criado em 12 de março de 1987, sob o nome de Unidade de Ensino Descentralizada de Imperatriz (UNED). Era parte da Escola Técnica Federal do Maranhão e iniciou suas atividades educacionais no prédio da Escola Dorgival Pinheiro de Sousa, com 14 professores que ministravam os cursos de Edificações e Eletromecânica.

Nesse período, foi lançada a pedra fundamental para a construção do prédio próprio e em 1989 realizou-se concurso público para docentes e técnicos administrativos para diferentes áreas e atividades.

Diretor-geral do Campus Imperatriz, Lauro Santos Pinheiro

“Essa é a história de uma das instituições mais importantes da região e queremos homenagear as pessoas que construíram isso em vida, dar o reconhecimento a todo o esforço desde o início, porque para chegar aonde chegamos, nós dependemos deles”, destacou o diretor-geral do Campus Imperatriz, Lauro Santos Pinheiro.

Categorias de Homenageados

As homenagens foram divididas em diversas categorias: Fundadores; Construtores; Aposentados; Ex-diretores e Ex-reitores; In memoriam; e Servidores ativos.

Dentre as estrelas homenageadas [servidores] da noite, a servidora Izaura Silva recebeu uma homenagem especial, por sua trajetória e reconhecimento na instituição No início dos anos 90, ela foi escolhida como representante do Conselho Diretor em São Luís. Na mesma época, houve grande mobilização da comunidade escolar contra a proposta de doação de UNED para o SENAE. Foi um marco histórico de união e integração com a comunidade.

Servidora Izaura Silva recebendo homenagem especial

Agora, você acompanhará trechos da história da instituição, dividida pelas categorias dos homenageados e algumas fotos.

Categoria Fundadores

A década de 90 também foi marcada pela realização do Semana do Técnico, evento anual com apresentações e trabalhos realizados pelos alunos sob orientação dos professores, visitas e empresas e participação de empresários e escolas no evento. Desta forma, a identidade da instituição se consolidou perante a sociedade imperatrizense.

Categoria Construtores

Na construção dessa história, foram fundamentais aqueles servidores que tomaram posse e entraram em exercício em 19 de janeiro de 1990. Um grupo que totalizou 123 pessoas, vinda de diversos lugares do estado e do país, o que ajudou a fortificar as bases dessa instituição.

Categoria Aposentados

Esta homenagem é dedicada àqueles que, mesmo chegando após os fundadores e construtores, doaram ao Campus Imperatriz o seu bem mais precioso: o tempo. Eles encerram suas carreiras com a segurança do dever cumprido e nos ensinam o valor da perseverança e do trabalho constante.

Categoria Ex-reitores e Ex-diretores

Os anos 2000 foram de muitas transformações na educação profissional, a maior delas, sem dúvida, foi a transformação do CEFET em Instituto Federal do Maranhão, processo que oficialmente se deu em dezembro de 2008, mas se iniciou anos antes, com o incremento de investimento na Rede Federal e criação de novas unidades.

Ainda foram prestadas homenagens aos que deixaram saudades sem fim (in memoriam), por meio de uma apresentação musical e de vídeo; e aos servidores da ativa, também com uma apresentação musical com a temática felicidade.

Ao final, foram convidados a subir ao palco o diretor-geral do Campus Imperatriz, Lauro Santos Pinheiro, e o reitor do IFMA, Carlos Cesar Teixeira Ferreira, para a entrega de placas aos homenageados.

Reitor do IFMA, Carlos Cesar Teixeira Ferreira

Em seu discurso, o reitor do IFMA, Carlos Cesar Teixeira Ferreira, saudou e cumprimentou a todos os presentes e disse que “uma instituição grande não pode ficar focada apenas em processos, planejamentos e documentos, porque o nosso maior patrimônio são as pessoas”. Carlos Cesar declarou, ainda, “uma homenagem como essa, de 35 anos de fundação do Campus Imperatriz, passa uma mensagem positiva para a sociedade. O Campus Imperatriz sempre foi uma referência de qualidade e zelo com o setor público”, concluiu.

Clique aqui para conferir a lista dos homenageados

Confira mais fotos na galeria abaixo: