Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
  • Acessibilidade
  • Alto Contraste
  • Mapa do Site
  • PortugueseEnglishSpanishChinese (Simplified)FrenchGermanItalian
Página Inicial > Notícias > Lançado edital do Programa de Dupla Diplomação com o Instituto Politécnico do Porto
Início do conteúdo da página Notícias

Lançado edital do Programa de Dupla Diplomação com o Instituto Politécnico do Porto

Live aconteceu no dia 03 de junho, no auditório Florise Perola do Campus Monte Castelo. Inscrições vão até o dia 17 de junho para alunos de Engenharia Elétrica dos campi Imperatriz e São Luís – Monte Castelo.
  • Assessoria de Comunicação
  • publicado 10/06/2022 18h24
  • última modificação 10/06/2022 18h24

Imprimir
O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) lançou oficialmente no dia 03 de junho, no auditório Florise Perola, do Campus Monte Castelo, o edital do Programa de Dupla Diplomação entre o curso de graduação em Engenharia Elétrica do IFMA campi Imperatriz e São Luís – Monte Castelo, e o curso de mestrado em Engenharia Eletrotécnica – Sistemas Elétricos de Energia (MEESEE) do Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP), do Instituto Politécnico do Porto (P.Porto), Portugal. As ações de intercâmbio de pesquisa e de internacionalização discente empreendidas pelo IFMA fazem parte do Termo de Cooperação Internacional nº 01/2022 celebrado entre o Instituto Federal do Maranhão – IFMA e o Instituto Politécnico do Porto – IPP ISEP, em Portugal.

As inscrições estão abertas até o dia 17 de junho para alunos de graduação dos cursos de Engenharia Elétrica do IFM campi Imperatriz e/ou São Luís – Monte Castelo, com a oferta de quatro vagas, sendo duas para cada campus. Ao todo, será destinado R$ 30.000,00 para cada um dos quatro estudantes selecionados, totalizando R$ 120.000,00 que serão custeados em uma parceria entre as pró-reitorias de Pesquisa, Pós-Graduação e inovação, de Ensino e Assuntos Estudantis e de Extensão. O período de duração do intercâmbio junto ao Instituto Politécnico de Porto será de 06 (seis) meses, iniciando-se a partir de setembro de 2022.

A inscrição da proposta deverá ser realizada pelo docente orientador do TCC do discente de forma online através do SUAP, no módulo Pesquisa, com o preenchimento do “Formulário de Submissão Eletrônica”. A análise das propostas será feita em três etapas: análise técnica, análise de currículo e redação em português e entrevista em inglês.

Veja todos os detalhes do edital na página.

Estiveram presentes na live de lançamento do edital o reitor do IFMA, Carlos Cesar Teixeira Ferreira, o pró-reitor de Ensino, Maron Gomes, o pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Rogerio Teles, o pró-reitor de Extensão, Carlos Alexandre Amaral, o diretor-geral do Campus Monte Castelo, Claudio Leão, o diretor de Relações Internacionais, Vilton Soares, o diretor-presidente da FAPEMA, André Santos, além do diretor-geral do Campus Imperatriz, Lauro Pinheiro e do vice presidente do do Instituto Politécnico do Porto, Carlos Ramos.

Carlos Cesar afirmou em sua fala que “iremos realizar o próximo edital focados na internacionalização e institucionalização. Estamos organizando o primeiro seminário de internacionalização do IFMA em novembro. Estamos negociando outros acordos gerais com outros institutos politécnica para cobrir todas as nossas graduações. A intenção é assinar novos acordos no fim do ano e lançar edital semelhante a esse de forma institucionalizada. Temos 12 campi que ofertam bacharelado e tecnologia. Nosso movimento não é apenas de saída de estudantes. Também há o movimento “in”, com adesão a programas para receber no instituto estudantes de países em desenvolvimento para realizar suas graduações, pois também faz parte do processo de internacionalização difundir aspectos técnicos e culturais. Nosso desejo é colocar o Maranhão no cenário internacional. Não tenho dúvidas da capacidade técnica dos nossos estudantes para ajudar a desenvolver o estado através da educação.

Carlos ramos destacou que “é sempre um grande gosto trabalhar com a rede federal do Brasil. Construímos um grande carinho com o IFMA ao receber alunos em 2019 e o segundo grupo em 2021. Temos agora está grande oportunidade de dupla titulação, com alunos da graduação do IFMA fazer algumas disciplinas do mestrado e, ao ter as disciplinas e a tese concluídas, obtêm a dupla titulação. Estamos muito contentes em trabalhar com vocês”, comemorou o português.

Normas gerais do acordo

O período de mobilidade internacional será de 6 (seis) meses, podendo ser prorrogado por até mais três meses. No entanto, não haverá repasses de novos recursos financeiros oriundos do IFMA. Para obtenção da dupla titulação, o candidato selecionado deverá ter concluído os créditos do Curso no IFMA, os créditos do Curso no ISEP/Porto, entregue os relatórios e monografia do trabalho de conclusão de curso (TCC) de graduação do IFMA– campus Imperatriz e/ou São Luís/Monte Castelo, o projeto do IPP e respectivas apresentações/defesas públicas.

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do IFMA – campus Imperatriz e/ou São Luís/Monte Castelo – será equivalente à dissertação do ISEP/P.Porto, de acordo com as normas regulamentares das duas instituições no que se refere ao funcionamento e defesa dos mesmos ou regulamento específico comum que se entenda relevante estabelecer para as duas instituições. Os temas a serem desenvolvidos na Dissertação do ISEP/P.Porto e TCC/IFMA estarão vinculados aos projetos em desenvolvimento no âmbito do GECAD (Grupo de Investigação em Engenharia e Computação Inteligente para a Inovação e o Desenvolvimento) vinculado ao ISEP/P.Porto e a Grupos de Pesquisas cadastrados no IFMA.

O candidato selecionado neste edital para participar do convênio de Dupla Titulação deverá cumprir um Plano de Estudos a ser desenvolvido durante o período da realização do intercâmbio de pesquisa. O Plano de Estudos será elaborado pelo aluno sob a supervisão de um professor orientador do IFMA e da coordenadoria do curso de Engenharia Elétrica do respectivo campus, em conformidade com as regras estabelecidas no acordo de Dupla Titulação. Ao retornar ao IFMA, o aluno deverá concluir todas as disciplinas restantes para a integralização de seu curso, exceto aquelas cujos estudos foram aproveitados em função dos conteúdos cursados durante o período de mobilidade internacional.

Página do edital

registrado em:
Fim do conteúdo da página