Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
  • Acessibilidade
  • Alto Contraste
  • Mapa do Site
  • PortugueseEnglishSpanishChinese (Simplified)FrenchGermanItalian
Página Inicial > Notícias > Notícias (Destaque Foto Grande) > Ações para a sustentabilidade são experimentadas no Campus Maracanã
Início do conteúdo da página Notícias

Ações para a sustentabilidade são experimentadas no Campus Maracanã

  • Romulo Gomes
  • publicado 15/06/2022 12h47
  • última modificação 15/06/2022 12h50

Imprimir

Aluna participa de oficina de biojoias

Estudantes e servidores do IFMA – Campus Maracanã experimentaram, de um jeito mais prático, ações que podem contribuir para a sustentabilidade. Produção de composto orgânico utilizando restos de vegetais, confecção de biojoias com jornais usados, criação de bonecos de sucata e produção de leites vegetais foram algumas das atividades realizadas na Semana do Meio Ambiente. O evento aconteceu entre os dias 8 e 10 de junho, reunindo a comunidade do campus em palestras, mesas-redondas, oficinais, exposição de trabalhos e apresentações culturais.

A estudante do curso técnico em Meio Ambiente, Maria Helena Santos, atuou como monitora, ajudando a comissão organizadora, mas também aproveitou para fazer a oficina de Compostagem, ministrada pela professora Tatiana Castro. Além das técnicas aprendidas, a estudante disse que ficou ainda mais forte seu entendimento de que é preciso cuidar do local onde se vive. “Essa Semana do Meio Ambiente serviu para a gente valorizar e aprender formas de manter a natureza viva e bonita. Aqui mesmo no campus, é rodeado de árvores, flores e frutíferas também. A gente sai ainda mais consciente do que é importante a gente aprender e levar para a nossa vida toda”, garantiu.

Essa mesma sensação foi partilhada pela estudante Emyle Costa dos Santos, também do curso de Meio Ambiente. “A gente aproveita coisas do nosso dia a dia para produzir outras coisas. A gente deveria levar isso para a vida, tendo aula de educação ambiental”, disse a aluna, que participava da oficina de produção de bonecos a partir de embalagens de leite líquido e recortes de EVA e de tecidos.

Para construir espaços de reflexão e de práticas efetivas, a organização do evento pensou em uma programação diversa. Na quarta-feira (08), houve a participação da diretora de Desenvolvimento Educacional, Cledes Castro, que fez a abertura oficial. As professoras Hellen Vinhote e Alessandra Silva ministraram a palestra magna, abordando o tema “Educação Ambiental e Sustentabilidade: práticas na escola”.

“Neste ano, nos inspiramos no tema da Organização das Nações Unidas, que está trabalhando com a temática ‘Uma só terra’. A gente precisa falar sobre a sustentabilidade, diante dessa situação em que a gente vê o meio ambiente sendo degradado, os recursos naturais sendo exauridos e as pessoas sem noção do que seria a sustentabilidade ambiental, que poderia contribuir bastante a mudança e para um mundo melhor”, destacou a professora Hellen Vinhote.

Debates

A quinta-feira (09) foi dia de questionar: “É possível um capitalismo sustentável?”, na mesa-redonda que contou com a participação de Jackgrayce Dutra Nascimento, Saulo Arcangeli, Cícero Lobo e Raimundo Borges Júnior. Esse momento foi mediado pelo professor Jean Magno. Logo depois, o professor Luciano Gomes e a advogada Emília Josefa discutiram o tema “Leis ambientais para construções de propriedades rurais e urbanas”.

Na tarde de sexta-feira (10), ainda foram ministradas as palestras “Racismo ambiental e deslocamentos em África e na Diáspora”, com o professor Richard Pinto dos Santos, e “Ações sustentáveis, linguagens e códigos dos povos Canela”, com a professora Socorro Botelho e estudantes indígenas do campus.

“Após esses três dias em que estamos aqui debatendo sobre a importância de cuidar do nosso planeta, a gente já consegue ver que os alunos têm outra perspectiva no sentido de que aquilo que a gente fala no dia a dia precisa ser colocado em prática. Ações simples, mas que podem trazer algum resultado. Afinal, todos nós vivenciamos e moramos em um único planeta”, avaliou a coordenadora do curso técnico em Meio Ambiente, Alessandra Santos.

Oficinas

Confira a lista de oficinas ministradas na Semana do Meio Ambiente 2022.

Bonecos de sucata

Facilitador: Prof. José Dimas Araújo Menezes Júnior

Literatura de Cordel com as temáticas ambientais de sustentabilidade

Facilitador: Prof. Marcondes Lopes Leite

Cantambiente

Facilitador: Prof. Khey Albert Azevedo Fontes

Laudo de Vistoria em Propriedades Rural: Impactos Ambientais

Facilitador: Prof. Luciano Gomes

Produção de Leites Vegetais

Facilitadoras: Profa. Antônia Nilda e Profa. Danielle Lima

Pintura Corporal Indígena

Facilitadores: Profa. Maria do Socorro Coelho Botelho, Itaciene Ferreira e estudantes Canela (Dido, Maurício, Denilson, Luís, Lucimar)

Compostagem

Facilitadora: Profa. Tatiana Cristina Santos de Castro

Biojoias

Facilitadoras: mulheres da Associação Mãos que Brilham – Artesanato e Reciclagem

Fanzine

Facilitador: Prof. Jean Magno Moura de Sá

 

 

Fim do conteúdo da página