Página Inicial > Notícias > IFMA promove cursos sobre violência de gênero nos campi Centro Histórico e Codó

IFMA promove cursos sobre violência de gênero nos campi Centro Histórico e Codó

As inscrições podem ser realizadas, gratuitamente, de forma on line
  • publicado 15/06/2022 16h00
  • última modificação 15/06/2022 16h00

O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) vai ofertar na terça-feira, 21/06, no Campus Centro Histórico, o 1º módulo do curso “Desigualdades de Gênero e suas violências: (re)conhecer para enfrentar”.  A ação é vinculada ao projeto estratégico “IFMA Livre de Violência de Gênero” e tem, como tema, “Violência de gênero – uma realidade que pouco mudou”.

As inscrições podem ser feitas, de forma on line e gratuita, acessando este link.

O curso vai se iniciar às 14 horas, com carga horária de 2 horas, e tem como público-alvo estudantes do ensino Médio/Técnico e da graduação, bem como os servidores do IFMA.

O módulo consiste numa discussão sobre os tipos de violência de gênero e se houve (ou não) mudança de comportamento e combate a essas violências. Participam da iniciativa, a psicóloga Maria Emília Miranda Álvares, mestre pelo Programa de Pós-Graduação Saúde Materno Infantil (UFMA) e integrante do Conselho Regional de Psicologia do Maranhão, e Susan Lucena, advogada com licenciatura em Filosofia (UFMA) e diretora da Casa da Mulher Brasileira no Maranhão.

Cultura de gênero no IFMA Futurista

Na quinta-feira (23/06), a partir das 8 horas, a ação será realizada no IFMA Campus Codó, com o módulo “Cultura de gênero no IFMA futurista”. Com quatro hora de duração, o encontro também é aberto a toda a comunidade escola e irá apresentar, ainda, o Projeto Estratégico IFMA Livre de Violência de Gênero.

As inscrições podem ser feitas, de forma on line e gratuita, neste link.

As palestrantes serão Angela Bárbara Lima Saldanha Rego, mestranda do Programa de Pós graduação Cultura e Sociedade (UFMA) e subprocuradora-geral jurídica do IFMA; Francisca Márcia Costa de Souza, mestra em História do Brasil (UFPI) e professora do IFMA Campus Buriticupu; e Liliane Barbosa Amorim, doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Biologia Animal (UFPE), mestre em Ciências (FioCruz) e mestranda em Educação Profissional e Tecnológica (IFMA Monte Castelo), professora do IFMA Campus Itapecuru-Mirim.

Projeto Estratégico “IFMA Livre de Violência de Gênero

O projeto estratégico IFMA Livre de Violência de Gênero foi criado para enfrentar as desigualdades de gênero no âmbito da instituição, de forma a possibilitar espaço acadêmico e de trabalho livre de violência. O objetivo é a implementação de uma política institucional permanente de prevenção e combate à violência de gênero.

Coordenado pelas professora Daniela Segadilha e Liliane Amorim, projeto conta, em seu plano de ação, com a realização de um diagnóstico institucional, elaboração de campanhas para combater as práticas de violência e assédio, divulgação dos canais para denúncia e uma formação de capacitação direcionada aos dirigentes e servidores do IFMA.