Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
  • Acessibilidade
  • Alto Contraste
  • Mapa do Site
  • PortugueseEnglishSpanishChinese (Simplified)FrenchGermanItalian
Página Inicial > Notícias > IFMA inaugura a 16ª Fábrica de Inovação em cerimônia no Campus Açailândia
Início do conteúdo da página Notícias

IFMA inaugura a 16ª Fábrica de Inovação em cerimônia no Campus Açailândia

Na ocasião, também houve entrega do bloco de assistência ao educando e lançamento do Programa Institucional de Robótica, Programação e Tecnologia Aplicada.
  • Assessoria de Comunicação
  • publicado 20/06/2022 18h31
  • última modificação 20/06/2022 18h35
Imprimir

A inauguração teve a presença de gestores e estudantes envolvidos em projetos de pesquisa e desenvolvimento.

O IFMA Campus Açailândia já dispõe de um espaço inteiramente dedicado à prática da pesquisa e inovação para solucionar problemas reais da comunidade. Trata-se da 16ª unidade do projeto estratégico Fábrica de Inovação, inaugurada na última quarta-feira (15) em evento que também contou com outras entregas institucionais. Além da Fábrica, houve a inauguração do Bloco de Assistência ao Educando, do Laboratório de Ciências Exatas Jonatan Pereira Bastos e o lançamento do Programa Institucional de Robótica, Programação e Tecnologias Aplicadas.

No dia anterior, as instalações da Fábrica de Inovação em Açailândia já haviam recebido a visita de representantes do setor produtivo local. Na oportunidade, foram apresentadas as potencialidades de pesquisa e desenvolvimento em parceria com empresas da região. A chegada da nova estrutura fortalece uma tradição que o campus vem construindo há algum tempo em atividades relacionadas a robótica, programação e empreendedorismo.

Projetos de inovação em Açailândia

A sala conta com três computadores de ponta e foi projetada para facilitar a etapa de ideação na perspectiva do design thinking. O campus também está preparado para desenvolver as fases de prototipagem e testes, com equipamentos como impressora 3D. Além de estimular a criação de novos projetos, a Fábrica deverá se integrar às ações já realizadas no campus – a exemplo do grupo de pesquisa em Robótica “Açaimov” e do projeto de extensão e inovação “Açai9”. Os estudantes envolvidos nessas iniciativas estiveram presentes na inauguração.

Integrantes do “Açai9” vão desenvolver projetos junto ao setor produtivo local.

Os participantes do “Açai9” contam que pretendem usar o espaço para desenvolver soluções aos problemas do agronegócio e do setor industrial da região. “A gente vai conversar com as empresas sobre os problemas, as dores que eles têm. Daí vamos trazer para a sala de inovação e colocar realmente em prática e saber para onde direcionar”, explica Gabriela Furtado, que é recém-formada no curso técnico em Meio Ambiente e continua engajada nas ações do campus.

O reitor Carlos Cesar Ferreira destacou que a entrega das Fábricas de Inovação prova que o Instituto está empenhado em exercitar de fato a indissociabilidade entre os eixos do ensino, da pesquisa e da extensão. Ele destacou a pesquisa aplicada como a verdadeira vocação dos institutos federais e revelou planos de expansão desse eixo. “Nós continuamos sonhando mais alto. Queremos construir um grande centro de pesquisa aplicada, desenvolvimento e inovação que possa coordenar os trabalhos das Fábricas e potencializar a aproximação com as empresas”, conta.

Infraestrutura para assistência estudantil

Bloco recém-reformado vai dar suporte à equipe da Coordenadoria da Assistência ao Educando (CAE).

No mesmo evento, também foi entregue o bloco onde agora funciona a Coordenadoria de Assistência ao Educando (CAE) do Campus Açailândia. O espaço passou por uma reforma a fim de dar mais conforto e qualidade aos serviços ofertados pela equipe multiprofissional formada por nutricionista, psicóloga, enfermeiros, técnicos de enfermagem, médico, odontólogo e assistentes sociais.

A nova estrutura conta com duas salas de atendimento psicológico, uma de nutricionista, uma de atendimento médico, uma de assistência social, um consultório odontológico, uma enfermagem, uma recepção, uma sala de esterilização, uma sala de triagem e uma sala de expurgo.

O diretor-geral José Werbet da Silva enfatizou a importância das inaugurações para o bem-estar e motivação dos estudantes no contexto de retorno às atividades presenciais após quase dois anos de distanciamento imposto pela pandemia. “O sentimento da comunidade é de pertencimento e alegria. Estamos trabalhando para promover oportunidade através da educação, para mudar a realidade e formar para o mundo do trabalho”, avalia.

Laboratório Jonatan Pereira Bastos

Entre as três placas descerradas durante a cerimônia, uma se destacava pelo significado especial para a família, alunos e amigos do servidor Jonatan Pereira Bastos, que faleceu vítima da Covid-19 em março de 2021. É que o Laboratório de Ciências Exatas do campus foi rebatizado com seu nome.

As filhas do professor Jonatan Bastos participaram da homenagem.

“É uma forma de eternizar a memória do servidor, que era nosso professor de Matemática”, afirmou o diretor-geral. As filhas de Jonatan Bastos participaram do evento, receberam flores da comunidade do campus e visitaram o laboratório que agora faz parte do legado do pai.

Agenda de entregas institucionais

Diretores dos campi recebem kit LEGO de robótica educacional.

Para completar o conjunto de entregas realizadas pela gestão do Instituto na ocasião, diretores de cada um dos 29 campi receberam um kit LEGO de robótica educacional como marco do lançamento Programa Institucional de Robótica, Programação e Tecnologias Aplicadas. Também foi apresentado no evento o edital de seleção do coordenador do programa.

O reitor comemorou o lançamento do programa e as inaugurações, mas ponderou que as conquistas ocorrem apesar da situação orçamentária desfavorável. “O Instituto está pulsante, vibrante e cumprindo a sua missão institucional. Mas eu não poderia deixar de registrar o nosso descontentamento com os cortes na educação pública do Brasil. Apesar disso, nós não vamos sucumbir. Nós vamos avançar nas entregas que garantem a permanência e o êxito dos nossos estudantes”, pontuou.

Além do reitor do IFMA e do diretor-geral do Campus Açailândia, compuseram o dispositivo de honra do evento o presidente da Fapema, professor André Santos; o pró-reitor de Ensino e Assuntos Estudantis, Maron Stanley; o pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Rogério Teles; o pró-reitor de Extensão, Carlos Alexandre Amaral; a pró-reitora de Administração, Lucimeire Amorim; o coordenador da Rede de Diretores-Gerais e diretor do Campus Pinheiro, Vandeberg Araújo; o coordenador da Fábrica de Inovação do Campus Açailândia, Dailson Abreu; e a aluna Amanda Lima, integrante do grupo Açaimov.

Veja mais fotos do evento

Fim do conteúdo da página