Página Inicial > Notícias > IFMA lança Programa Institucional de Robótica, Programação e Tecnologia Aplicada

O primeiro edital visa à seleção de um coordenador institucional. Cada campus recebeu um kit de robótica educacional LEGO na última quarta-feira (15).
  • publicado 21/06/2022 10h52
  • última modificação 21/06/2022 10h53

Gestores do Instituto com integrantes do grupo de pesquisa em Robótica “Açaimov”

Com o objetivo de fomentar projetos de forma colaborativa entre estudantes, servidores e comunidade, o Instituto Federal do Maranhão (IFMA) lançou o Programa Institucional de Robótica, Programação e Tecnologia Aplicada. O lançamento dessa iniciativa ocorreu durante a inauguração da Fábrica de Inovação do Campus Açailândia na última quarta-feira (15). Na ocasião, foi apresentado o edital de seleção do coordenador institucional do programa e cada campus recebeu um kit LEGO de robótica educacional.

Edital de seleção do coordenador geral

Regulamento do Programa

O plano é desenvolver atividades com robótica educacional e técnica no âmbito do IFMA e na comunidade, incentivando a inclusão de pessoas com necessidades educacionais específicas, indígenas, quilombolas e mulheres na ciência e tecnologia. A ideia é fomentar projetos que contemplem os objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS). Os campi vão aderir ao programa por meio da criação de Núcleos Locais de Robótica e Programação.

Atualmente, o programa encontra-se na etapa de seleção de um coordenador geral, que deverá receber uma bolsa mensal no valor de R$ 1.500,00 com duração de 12 meses. No evento de lançamento no Campus Açailândia, foi apresentado o edital que regulamenta esse primeiro seletivo (Edital nº 53/2022). Servidores docentes poderão se inscrever no período de 23 de junho a 7 de julho. A coordenação geral do programa é vinculada à Diretoria de Ensino da Pró-Reitoria de Ensino e Assuntos Estudantis.

Segundo o pró-reitor de Ensino e Assuntos Estudantis, professor Maron Stanley, o lançamento do programa faz parte de um contexto maior que classificou como um ponto de inflexão no Instituto. “Nós estamos mudando para melhor o rumo da nossa política educacional. O programa de robótica tem a capacidade de unir as ações de ensino, pesquisa e extensão”, pontuou. Ele enfatizou a articulação entre os diversos projetos estratégicos em andamento para fortalecer e modernizar o currículo do IFMA. “Queremos que nossos alunos cada vez mais reconheçam seu papel no mundo do trabalho e reconheçam seu papel como cidadãos”, complementou.

Todos os campi receberam um kit LEGO de robótica educacional.

O reitor Carlos Cesar Ferreira participou da entrega simbólica dos primeiros kits de robótica educacional aos diretores José Werbet da Silva, do campus anfitrião, e Vandemberg Araújo, dirigente do Campus Pinheiro e coordenador da Rede de Diretores-gerais. Carlos Cesar destacou o caráter inovador do programa. “É com esse programa que nós vamos fortalecer a motivação dos nossos estudantes, o espírito empreendedor, desenvolvimento cognitivo e trabalhar temas transversais”, comentou.

Além do reitor e do pró-reitor de Ensino, também assinaram o edital de seleção do coordenador geral do programa o pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, professor Rogério Teles, e o pró-reitor de Extensão, professor Carlos Alexandre Amaral. Também integraram o dispositivo de honra do evento o presidente da Fapema, professor André Santos; a pró-reitora de Administração, professora Lucimeire Amorim; e a aluna Amanda Lima, representante do “Açaimov”, grupo de pesquisa em Robótica do Campus Açailândia.

Veja mais fotos do evento