Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
  • Acessibilidade
  • Alto Contraste
  • Mapa do Site
  • PortugueseEnglishSpanishChinese (Simplified)FrenchGermanItalian
Página Inicial > Notícias > Reitor do IFMA toma posse na Academia Maranhense de Ciências
Início do conteúdo da página Notícias

Reitor do IFMA toma posse na Academia Maranhense de Ciências

Sessão administrativa aconteceu na segunda-feira, 20/06
  • Assessoria de Comunicação
  • publicado 21/06/2022 14h49
  • última modificação 21/06/2022 14h51

Imprimir

O reitor do IFMA, Carlos César Teixeira Ferreira, com o o presidente da Academia Maranhense de Ciências, Henrique Mariano Costa do Amaral, e o membro fundador José Ferreira Costa

O reitor do Instituto Federal do Maranhão, prof. Carlos César Teixeira Ferreira, tomou posse como membro efetivo da Academia Maranhense de Ciências (AMC), em sessão administrativa ocorrida na segunda (20/06), no auditório do Espaço da Ciência na Universidade Federal do Maranhão, em São Luís.

Carlos César passar a ocupar a cadeira 29, cujo patrono é o prof. Antonio Jorge Dino, e tomou posse juntamente com outros cinco novos membros eleitos no dia 7 de junho. A solenidade oficial de apresentação dos novos membros à sociedade está prevista para ocorrer em 22 de agosto.  “Esse momento representa uma aproximação com essa institucionalidade que tem uma missão nobre pela democratização, popularização e interiorização da ciência no estão do Maranhão”, afirmou Carlos César. “Temos a proposta de trazer estudantes e pesquisadores para nos ajudar a difundir essa pauta que é de grande necessidade no estado”, complementou.

“A ciência não é feita com times pequenos, mas com colaboração de todos os ramos do conhecimento humano de forma a ampliar a discussão sobre os problemas da humanidade”, afirmou o presidente da AMC, Henrique Mariano Costa do Amaral. “A grande finalidade da nossa Academia é transformar a ciência e a inovação em benefícios à humanidade”, concluiu.

O evento contou com a participação do diretor-executivo do IFMA, Gedeon Reis, e do ex-reitor e fundador da Academia, professor José Ferreira Costa.

Constituída em 2008, a Academia Maranhense de Ciências é uma entidade independente, não governamental e sem fins lucrativos, que tem por finalidade contribuir com o desenvolvimento cientifico e tecnológico do Maranhão. No seu campo de atuação destaca-se apoiar ações de natureza científica, voltadas para a promoção da Ciência, discutir e propor novas soluções para questões cientificas e socioeconômicas que requeiram uma abordagem multidisciplinar, promover parcerias com os centros de atividades cientificas do Brasil e do mundo, estimular, promover e divulgar a investigação cientifica no âmbito de instituições educacionais e sociais em ações coletivas ou isoladas, prestar consultoria ao governo, a instituições de ensino, pesquisa e desenvolvimento tecnológico, públicas e privadas e colaborar em atividades voltadas a melhoria da qualidade de vi da do povo maranhense.

Confira a relação completa dos acadêmicos no portal da AMC.

 

 

Fim do conteúdo da página