Página Inicial > Notícias > SISU: IFMA lança edital para vagas do 2º semestre

SISU: IFMA lança edital para vagas do 2º semestre

Os candidatos poderão se inscrever de 28 de junho a 1º de julho. O critério de seleção é a nota do Enem 2021.
  • publicado 21/06/2022 15h35
  • última modificação 21/06/2022 15h36

O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) torna público o Edital da Chamada Regular do Processo Seletivo SISU 2022.2, com os critérios, procedimentos e demais informações referentes à seleção de candidatos para acesso aos Cursos Presenciais de Graduação no período letivo de 2022.2 nos campi. O Instituto está ofertando 390 vagas em seis campi: São Luís – Monte Castelo, Barra do Corda, Barreirinhas, Buriticupu, Caxias e São José de Ribamar.

[Clique e confira o edital completo]

O prazo de inscrições vai de 28 de junho a 1º de julho, no site do SISU. O critério de classificação será a nota no Enem 2021. O resultado deverá ser divulgado no dia 6 de julho, com as matrículas dos aprovados em primeira chamada ocorrendo no período de 13 a 18 do mesmo mês. Os estudantes que não forem aprovados nesta primeira chamada poderão se inscrever na lista de espera – de onde serão convocados os candidatos caso haja vagas remanescentes após o período de matrículas regulares.

Estão sendo ofertados cursos de bacharelado em Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Sistemas de Informação, Administração e Ciência e Tecnologia de Alimentos; de licenciatura em Ciências Biológicas e Matemática; e graduação tecnológica Processos Gerenciais.

Sistemas de cotas

De acordo com a Lei nº 12.711/2012, 50% das vagas de cada curso serão reservadas aos estudantes que tenham cursado integralmente o Ensino Médio em escolas públicas. Metade dessa cota é destinada aos candidatos que tenham renda familiar igual ou inferior a 1,5 salário mínimo per capita e a outra metade a candidatos que estejam em qualquer faixa de renda familiar. Em cada um desses grupos, há subdivisões que contemplam estudantes autodeclarados pretos, pardos ou indígenas e pessoas com deficiência.

Além desses 50%, o IFMA também reserva 9 vagas para candidatos com deficiência – independente da escola de origem, cor ou renda familiar.

Lançamento do edital – 21 de junho
Período de inscrições – 28 de junho a 1º de julho
Resultado da chamada regular – 6 de julho
Matrículas da chamada regular – 13 a 18 de julho