Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
  • Acessibilidade
  • Alto Contraste
  • Mapa do Site
  • PortugueseEnglishSpanishChinese (Simplified)FrenchGermanItalian
Página Inicial > Notícias > Parceria com prefeituras viabiliza urbanização do acesso ao Campus Avançado do IFMA em Rosário
Início do conteúdo da página Notícias

Parceria com prefeituras viabiliza urbanização do acesso ao Campus Avançado do IFMA em Rosário

Os serviços de urbanização da área externa contam com o apoio das prefeituras de Rosário, Santa Rita e Bacabeira.
  • Assessoria de Comunicação, com informações do DINFRA/PROAD
  • publicado 22/06/2022 14h38
  • última modificação 22/06/2022 14h39

Imprimir

Detalhe da área externa do Campus Avançado Rosário

Após a elaboração de projeto do Departamento de Infraestrutura da Pró-reitoria de Administração do IFMA, a sede do Campus Avançado do Instituto Federal do Maranhão em Rosário passa por uma série de serviços de engenharia, com foco na urbanização de sua área externa.

O chefe do Departamento de Infraestrutura, Danilo Lima da Guia, explica em detalhes os serviços. “O projeto prevê área de recuo para veículos com pavimentação asfáltica, instalação de dois abrigos para ônibus, construção de pista paralela com pavimentação em blocos sextavados de concreto, piso em concreto nas áreas de passeio, estacionamento externo, iluminação pública em LED, travessia de pedestres elevada e acessibilidade com rampas e piso tátil”, detalha.

Pista paralela com pavimentação em blocos sextavados de concreto

A obra está sendo executada pelo Instituto em parceria com as prefeituras de Rosário, Santa Rita e Bacabeira, considerando-se a relevância da ação para toda a região. “Atualmente, a obra de urbanização da área externa está em fase de concretagem do piso, já tendo sido construída a área de pavimentação em blocos sextavados e delimitação com meios-fios. As próximas etapas serão as pinturas de demarcação de vagas, sinalização e iluminação pública”, ressaltou o chefe do Departamento de Infraestrutura.

Para o diretor-geral do Campus Avançado Rosário, Marcos Antônio Goiabeira Torreão Filho, contar com a parceria das prefeituras é fundamental e “mostra, na prática, a sinergia que move todos os atores envolvidos no processo: seja o corpo técnico do IFMA, os gestores públicos e a sociedade. Isso nos motiva ainda mais para continuar trabalhando para entregar o prédio que nossa comunidade acadêmica almeja e merece”, ressalta.

Torreão Filho falou, também, sobre os benefícios diretos dos serviços de urbanização do campus. “Trará mais conforto e segurança no embarque e desembarque dos alunos, organizará a sinalização e a democratização do acesso ao prédio, além de garantir benefícios como um estacionamento organizado, um projeto paisagístico que trará beleza e conforto térmico, entre tantos outros que muito em breve poderemos desfrutar e nos orgulhar”, disse.

Sobre o Campus Avançado Rosário

O Campus Avançado Rosário possui os seguintes ambientes: Área de vivência (334,89m²); Bloco Administrativo (385,50m²); Bloco Laboratórios (322,04m²); Bloco Pedagógico com 8 salas de aula, auditório com Capacidade para 118 pessoas e biblioteca, totalizando-se 1.394,80m²; Guarita com acesso coberto (251.22m²); Passarelas (307,20m²), Castelo d´água (11,34m²) e Estacionamento (2.357,54m²).

Atualmente a obra de edificação do Campus Avançado está 99,2% executada, restando apenas as etapas de execução da rede lógica, pintura externa e limpeza final.

Fim do conteúdo da página