Página Inicial > Notícias > Alunos do PPGEM publicam artigos em periódicos internacionais

Alunos do PPGEM publicam artigos em periódicos internacionais

• publicado 23/06/2022 09h31
  • última modificação 23/06/2022 09h31

Os pesquisadores Thayane Portela Oliveira e Mario Andrean Macedo Castro, que concluíram o Programa de Pós-graduação em Engenharia de Materiais (PPGEM), do Campus Monte Castelo (São Luís), tiveram artigos publicados em periódicos científicos internacionais de impacto.

Com o título “Synthesis, Characterization, and Photocatalytic Investigation of CuFe2O4 for the Degradation of Dyes under Visible Light”, o trabalho de Thayane Oliveira foi publicado em coautoria com outros pesquisadores pelo periódico Catalysts (conceito Qualis A1), e trata da utilização do material ferrita de cobre para degradação de corantes. Segundo a autora, a ferrita de cobre é utilizada em diversas aplicações tecnológicas, como também em remediação ambiental, devido às suas significativas propriedades magnéticas e ópticas. O material é capaz de absorver energia visível e com isso produzir espécies oxidativas e redutoras que conseguem degradar poluentes orgânicos. É o caso de corantes sintéticos, que são tóxicos, cancerígenos e mutagênicos, e afetam tanto o meio ambiente como a saúde dos seres humanos. Desse modo, o uso da ferrita de cobre para a remoção dos corantes é extremamente relevante. “O artigo avaliou o potencial de degradação da ferrita de cobre sobre dois corantes, verde de malaquita e rodamina B, empregando luz visível, sendo confirmado a sua capacidade de adsorção e degradação”, explica a pesquisadora.

Ao lado de Mario Castro e outros cientistas, Thayane Oliveira também assina o artigo “Synthesis of hydroxyapatite by hydrothermal and microwave irradiation methods from biogenic calcium source varying pH and synthesis time”, publicado no periódico Boletín de la Sociedad Española de Cerámica y Vidrio (Qualis B2 em Engenharias II). O trabalho trata da síntese de hidroxiapatita, principal componente mineral de ossos e dentes, a partir de resíduos da casca do ovo de galinha.

Ambos os trabalhos foram orientados pelo professor Marcelo Moizinho Oliveira, que além do PPGEM atua no Departamento Acadêmico de Química (DAQ) e no Programa de Pós-graduação em Química (PPGQ), do Campus Monte Castelo, bem como no programa de doutorado associado entre o IFMA e a Universidade Federal do Maranhão (UFMA). As publicações tiveram ainda a colaboração de outros docentes do Instituto – Samuel Filgueiras Rodrigues (PPGEM), José Manuel Rivas Mercury (in memoriam), José Hilton Gomes Rangel (PPGQ) – e demais autores dos artigos, que contribuíram na análise e discussão dos resultados.

“O apoio do IFMA foi fundamental para o desenvolvimento dos trabalhos e contou com recursos de auxílio à dissertação, estágio nacional e auxílio à publicação”, explicou Marcelo Moizinho. O orientador das pesquisas destacou ainda que os programas de pós-graduação do IFMA não têm medido esforços para melhoria do conceito da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES, vinculada ao Ministério da Educação) em relação às produções científicas de alto impacto.

Com acesso livre, os artigos dos pesquisadores podem ser baixados nos links a seguir:

“Synthesis, Characterization, and Photocatalytic Investigation of CuFe2O4 for the Degradation of Dyes under Visible Light” – Periódico Catalysts

“Synthesis of hydroxyapatite by hydrothermal and microwave irradiation methods from biogenic calcium source varying pH and synthesis time” – Boletín de la Sociedad Española de Cerámica y Vidrio