Professora e alunos do IFMA lançam livro sobre o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses

Éville Karina Ribeiro Novaes apresenta para o reitor Carlos Cesar Teixeira Ferreira o livro escrito por ela e seus alunos do IFMA Campus Barreirinhas.
Publicado pela Editora CRV, o livro reúne estudos realizados pela professora e seus alunos em 10 anos de trabalho na Instituição. A publicação foi lançada no dia 25 deste mês, em Barreirinhas, no Sítio Paraíso do Caju, com uma sessão de autógrafos. Já na segunda-feira (27), o reitor do IFMA, Carlos Cesar Teixeira Ferreira, recebeu Éville Karina Ribeiro Novaes, em reunião no gabinete da Reitoria do Instituto, em São Luís, para apresentação da obra. “Parabenizo a professora e os estudantes que participam da publicação. O contato de nossos alunos com grupos de pesquisa proporciona uma grande experiência. E a publicação desses estudos, além de contribuir com o universo acadêmico, desde o ensino médio, estimula os estudantes a continuar a carreira de pesquisador”, comentou o reitor.

Éville Karina Ribeiro Novaes e grupo de alunos autores participaram do lançamento do livro, no dia 25 de junho.
A professora também destacou a necessidade de estimular os estudantes para pesquisa por meio da iniciação científica. “Nosso dever como professor é trabalhar a autonomia dos estudantes e desenvolvê-los enquanto pesquisadores”, disse. Além dela, assinam os artigos do livro alunos e ex-alunos de cursos técnicos e de Licenciatura em Ciências Biológicas do IFMA Campus Barreirinhas – Sávio Luis Nunes Reis, Oceilde Sousa Rocha, Ester da Silva Caldas, Judá Ben-Hur de Araújo Barros, Adelina Conceição de Aguiar, Mayara Laila Ferreira Rocha, Anna Kelly Pereira Martins, Edicarlos da Silva Gomes, Tirza Vinicia Sousa Fonteles e Alan Patrick Pereira da Rocha.
Apoio
A obra foi publicada com o apoio do IFMA e da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA). Éville Karina Ribeiro Novaes agradeceu o apoio das instituições para a realização dos estudos e destacou o desafio e a importância de realizar pesquisas científicas na atualidade. “Os cortes orçamentários e a diminuição dos recursos direcionados a área são grandes obstáculos para o desenvolvimento e ampliação de estudos na atualidade. No entanto, as parcerias institucionais e, sobretudo, a vontade dos alunos de ampliar seus conhecimentos estimulam a curiosidade e elaboração de novos projetos”, disse a autora, que também agradeceu a colaboração do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) para a realização da pesquisa.
Sobre a pesquisa e o livro
O livro traz resultados de trabalhos científicos realizados por alunos do IFMA Campus Barreirinhas, que perpassam por percepções de moradores do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, por operadores de turismo e por estudantes de ensino fundamental e médio da região. A publicação traz ainda, por exemplo, artigos que tratam da relação entre os povos tradicionais e plantas nativas da região; dos atributos reprodutivos de espécies vegetais nativas e visitantes florais; da germinação de sementes e reflorestamento; entre outros dados de caráter social e biológico.
Éville Karina Ribeiro Novaes destaca que o Parque, uma unidade de conservação de proteção integral criada em 1981, ainda apresenta muitos conflitos que marcam a relação entre as populações tradicionais e os órgãos ambientais. “Além da insegurança causada pela legislação imposta pelo Sistema de Unidades de Conservação, também a falta de conhecimento sobre os objetivos e normas para os usuários do Parque e a baixa de quantidade de dados biológicos são grandes desafios para a gestão e conservação do local”, comentou. A autora disse esperar que “este primeiro volume contribua com dados e provocações para fortalecimento da gestão compartilhada e da conservação da sociobiodiversidade do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses”. O livro já está à venda no site da editora e livrarias.
Sobre a autora
Éville Karina Ribeiro Novaes é bacharel e licenciada em Ciências Biológicas (2004), mestre em Biodiversidade e Conservação (2007) pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e doutora em Biologia Vegetal (2011) pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Recebeu os Prêmios FAPEMA Tese de Doutorado (2012) e, como orientadora, de Pesquisa Júnior em 2013, 2014, 2014 e 2016. É membro da Academia Barreirinhense de Letras, Artes e Ciências (ABLAC) e professora de Biologia/Botânica do IFMA Campus Barreirinhas. Ela desenvolve pesquisas sobre biodiversidade e etnoconservação na região dos Lençóis Maranhenses.
Redes Sociais