Página Inicial > Notícias > Professores do IFMA iniciam imersão de 30 dias em tecnologias educacionais em Portugal

Programa coordenado pela FAPEMA vai qualificar professores em Robótica e Metodologias Ativas
  • Cláudio Moraes
  • publicado 01/07/2022 16h15
  • última modificação 03/07/2022 20h02

Trinta e três professores do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) iniciaram uma jornada de 30 dias em Portugal, por meio do programa “Professor Cidadão do Mundo” financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Maranhão (FAPEMA).

Ele estão entre os 47 professores de todo o estado foram contemplados para o intercâmbio para formação em tecnologias educacionais, durante todo o mês de julho.   Dezoito professores do Instituto Federal já iniciaram, nesta sexta-feira (01/07), o programa de formação em metodologias ativas e tecnologias educacionais digitais na Universidade de Coimbra. Outros quinze professores irão participar, a partir de segunda-feira (04), do programa de formação em Robótica do Instituto Politécnico do Porto.

Os professores são lotados nos campi São João dos Patos, Itapecuru, Maracanã, Centro Histórico, São Raimundo das Mangabeiras, Monte Castelo, Barreirinhas, Timon, Codó, Buriticupu, Santa Inês, Grajaú, Pinheiro, Porto Franco, Imperatriz, Pedreiras, Carolina. “Foi uma grata surpresa saber que o edital contou com vários contemplados do IFMA, dos diversos campi”, destacou o reitor do IFMA, Carlos César Teixeira Ferreira. “A perspectiva é muito positiva do retorno desses professores, para que possam fortalecer as estratégias internas do Instituto, com o programa de Robótica, de dupla diplomação e dos programas de mobilidade acadêmica de nossos estudantes para outros países, especialmente para Portugal”, prosseguiu.

“Se fala muito em ensino, pesquisa, extensão e inovação e estamos trazendo para o Instituto o pilar da internacionalização, com uma dimensão que seja voltada para os estudantes em suas formações não somente em fortalecimento da língua estrangeira, mas da formação integral”, concluiu o reitor Carlos César.

A professora do Campus Maracanã, Christiane Ferreira Lemos Lima, doutora em Engenharia da Eletricidade, vai se capacitar em Robótica. “É um sonho realizado e vai ser muito positivo para o campus”, avaliou. “Eu já faço algumas pesquisas, mas preciso me capacitar ainda mais, pensar em mais projetos, pesquisas e envolver os estudantes do Ensino Médio com novas tecnologias”, afirmou. “Os alunos já estão com uma expectativa muito boa, pois será a primeira vez que o nosso campus vai ter esse envolvimento com a robótica”, destacou.

O presidente da FAPEMA, André Santos, e o diretor Científico da Fundação, João Bottentuit Júnior, acompanharam a primeira aula presencial da equipe do curso de formação em Metodologias Ativas realizada nesta sexta-feira. O objetivo da FAPEMA é que todos os professores ao retornarem do intercâmbio se tornarem multiplicadores desses conhecimentos no estado. “A primeira edição do programa é um marco muito importante”, pontuou André Santos. “Estamos ofertando a oportunidade de capacitação aos professores em áreas que são prioritárias e de futuro para o desenvolvimento do estado”, afirmou. “A robótica e as metodologias ativas permitem usar as tecnologias de forma que se possa propiciar um melhor ensino aos estudantes”, concluiu.

Durante a solenidade oficial de pré-embarque, realizada na segunda (27/06), os professores que irão se aperfeiçoar na área de Robótica foram contemplados com o kit, entregue pelo presidente da FAPEMA André Santos e pela secretária estadual de Educação Leuzinete da Silva, que representou o governador Carlos Brandão.