Página Inicial > Notícias > Servidores entregam livros publicados a partir de Mestrado Institucional

Servidores entregam livros publicados a partir de Mestrado Institucional

Volumes resultaram de pesquisas realizadas por participantes do programa em parceria com a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • publicado 01/07/2022 12h04
  • última modificação 03/07/2022 20h06

O IFMA realizou na terça-feira (28) a cerimônia de entrega oficial de livros publicados pelos servidores que concluíram o curso de mestrado interinstitucional (Minter) em Memória: Linguagem e Sociedade, resultado do convênio celebrado com a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), por meio do Programa de Pós-graduação em Memória: Linguagem e Sociedade (PPGMLS). Reunidos no auditório Jornalista Maycon Rangel, na Reitoria do Instituto, os servidores que concluíram o programa de mestrado autografaram um exemplar dos respectivos livros, os quais foram entregues à instituição.

Na cerimônia de entrega, o reitor do IFMA, Carlos César Ferreira, destacou que os servidores participantes do PPGMLS retornam à instituição após o curso com maior qualificação, o que levará ao aprimoramento de suas práticas pedagógicos com consideráveis terá efeitos sobre a formação das novas gerações de alunos. Segundo ele, embora o Instituto tradicionalmente seja associado à oferta de ensino técnico e profissionalizante, a importância de uma educação integral e humanizada vem ganhando cada vez mais reconhecimento. O reitor observou que a valorização da carreira dos profissionais de educação favorece que suas práticas contribuam de fato para a transformação da realidade dos estudantes, em grande parte oriundos de famílias em situação de vulnerabilidade social.

“O grande ganho de quem trabalha com Educação é acompanhar a qualificação das pessoas”, disse Milene Gusmão, professora integrante do quadro permanente de docentes do PPGMLS, e coordenadora associada do Programa Nacional de Cooperação Acadêmica na Amazônia (PROCAD). Ela ressaltou que a produção intelectual dos mestrandos foi além dos livros entregues na cerimônia, uma vez que já tinham publicado trabalhos anteriores em periódicos acadêmicos. A docente parabenizou os autores por terem superado as dificuldades encontradas no início do mestrado.