Página Inicial > Notícias - PE > Obra de construção do IFMA Campus Rosário é entregue

Obra de construção do IFMA Campus Rosário é entregue

Evento de inauguração da sede permanente do campus foi realizado no dia 29 de julho, com a presença de estudantes e autoridades.
  • publicado 01/08/2022 11h41
  • última modificação 01/12/2022 16h30

O IFMA realizou, no dia 29 de julho, a cerimônia de entrega da obra de construção do Campus Rosário. A edificação teve investimento total de aproximadamente R$ 6 milhões e ocupa uma área construída de aproximadamente 5 mil metros quadrados – ao todo, a área total do terreno tem cerca de 78 mil metros quadrados. Atualmente são cerca de 600 matriculados na unidade de ensino.

Participaram do dispositivo de honra da solenidade o reitor do IFMA Carlos Cesar Teixeira Ferreira; o secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação, Tomas Dias Sant’ana; o diretor-geral do IFMA Campus Rosário, Marco Antônio Goiabeira Torreão Filho; além dos prefeitos de Rosário, José Nilton Pinheiro Calvet Filho; de Bacabeira, Carla Fernanda do Rêgo; e Santa Rita, Hilton Gonçalo de Sousa. Também compuseram a mesa de honra da cerimônia o presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa do Maranhão (Fapema), André Santos; o diretor-geral do IFMA Campus Pedreiras, José Cardoso, representando a Rede de Diretores do IFMA; o vice-presidente executivo da Federação das Indústrias do Maranhão (Fiema), Celso Gonçalo; e a estudante do IFMA Raymara Gomes.

Durante a cerimônia de entrega da sede permanente, foram entregues placas de homenagem pela contribuição para a instalação do Campus Rosário à diretora de implantação, Madalena Neves; ao presidente da FIEMA, Edilson Baldez, representado pelo vice-presidente executivo da federação, Celso Gonçalo; aos prefeitos de Rosário, Bacabeira e Santa Rita; ao secretário Tomas Dias Sant’ana; e à Pró-Reitoria de Administração (PROAD) do IFMA (Diretoria de Orçamento e Finanças, Diretoria de Administração, Departamento de Licitações e Contratos e Departamento de Infraestrutura).

Estrutura

O campus recebeu portaria de autorização de funcionamento no dia 30 de dezembro de 2014 e entrou em atividade no dia 8 de agosto de 2016, com a aula inaugural das primeiras turmas dos cursos técnicos. As aulas começaram no novo prédio, localizado na BR 402, s/n, KM 3, Sapucaia, em Rosário-MA, no dia 4 de abril de 2022. Antes disso, o funcionamento ocorreu em sedes provisórias.

A unidade de ensino tem potencial para atender estudantes do município em que está instalado, bem como das cidades circunvizinhas, como Bacabeira, Axixá, Cachoeira Grande, Icatu, Morros, Presidente Juscelino e Santa Rita. No local funcionam os cursos técnicos de nível médio de Administração (Integrada, Concomitante e Subsequente), Informática (Integrada, Concomitante e Subsequente) e Informática para Internet (Integrada).

A edificação multiblocos do novo prédio é composta por uma área de vivência (334,89 m²), bloco administrativo (385,50 m²), bloco de laboratórios (322,04 m²), bloco pedagógico com oito salas de aula, auditório com capacidade para 118 pessoas e biblioteca. Há também guarita com acesso coberto, quatro passarelas de interligação cobertas, estacionamento com bicicletário e estrutura de caixa d’água.

Entrega da Fábrica de Inovação

O campus tem ainda capacidade para instalação de quatro laboratórios, dos quais dois já se encontram em funcionamento – um de Ciências (Física, Química, Matemática e Biologia) e um de Informática. Durante a entrega da obra de construção do campus, foi inaugurado mais um, o laboratório da Fábrica de Inovação. O espaço busca integrar ensino, pesquisa e extensão no dia a dia dos estudantes. A ideia é que, no local, os alunos possam fazer levantamentos de problemas e aplicar técnicas científicas com o objetivo de encontrar soluções tecnológicas prestando, desse modo, um serviço inovador para a comunidade.

A Fábrica de Inovação integra projeto estratégico institucional do IFMA. Ao todo, já são 17 unidades do laboratório instaladas em campi do Instituto.

Reunião do Coldir

Na manhã de inauguração do Campus Rosário, foi realizada ainda 3ª Reunião Extraordinária do Colégio de Dirigentes (Coldir) do IFMA.  O encontro teve a participação do secretário da SETEC/MEC, Tomas Dias Sant’ana.

Na reunião, foi apresentado um panorama do IFMA e um comparativo em relação às instituições que compõem a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Foram destacados quadros orçamentários da instituição, oferta de cursos, quantitativo de professores e técnicos administrativos, quantidade de alunos, entre outros dados.

Link para mais fotos (Créditos: Ricardo Lago / Editora IFMA)

Entrega do IFMA Campus Rosário

Entrega da Fábrica de Inovação