Página Inicial > Notícias - PE > Campus São José de Ribamar realiza 2º Encontro Pedagógico de 2022

Campus São José de Ribamar realiza 2º Encontro Pedagógico de 2022

Ação vai até esta quinta (4). Programação do primeiro dia do evento, nesta quarta (3), teve a participação do reitor Carlos Cesar Teixeira Ferreira e pró-reitores.
  • publicado 04/08/2022 09h35
  • última modificação 04/08/2022 15h23

Com o tema “Diversidade na Educação: desafios e possibilidades”, o IFMA Campus São José de Ribamar realiza, até esta quinta-feira (4), o 2º Encontro Pedagógico de 2022. O evento é uma ação do campus com a participação da Reitoria. Reunindo docentes e servidores ligados ao ensino na unidade, a programação do primeiro dia, ocorrida nesta quarta-feira (3), teve a participação do reitor do IFMA, Carlos Cesar Teixeira Ferreira, e dos pró-reitores de Ensino e Assuntos Estudantis, Maron Gomes, e Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Clarisse Medeiros.

Além do reitor e pró-reitores, participaram da mesa da solenidade o diretor-geral do campus, Marco Antônio Torreão; o diretor de Desenvolvimento Educacional do campus, Eduardo Henrique de Carvalho Moura; a coordenadora de Curso Superior do campus, Bruna Elizama Rocha de Melo; a diretora do Departamento de Graduação (DEGRAD) da Pró-Reitora de Ensino e Assuntos Estudantis (Prenae) do IFMA, Simone Santos; e a chefe do Departamento de Pesquisa Institucional, Fabíola Tavares.

O reitor e pró-reitores apresentaram ações do IFMA de relevância para os servidores e projetos institucionais ligados à área de ensino, pesquisa, extensão e inovação. Entre os assuntos destacados, foi informada a preparação do Plano de Desenvolvimento de Pessoas (PDP) para 2023, documento que estabelece critérios e normas para o afastamento de servidores para capacitação e qualificação, e ainda as ações de contratação de instituições para a oferta de doutorado e mestrado para servidores do IFMA.

Palestras

Na manhã do primeiro dia de programação do Encontro Pedagógico, a coordenadora de curso superior Bruna Elizama Rocha de Melo apresentou a palestra “Avaliação in loco do Curso de Graduação Tecnológica em Processos Gerenciais: resultados e implicações”. No mês de julho, o Ministério da Educação (MEC) – por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) – avaliou o curso com nota máxima 5, numa escala de 1 a 5.

Ainda na programação da manhã do primeiro dia de evento, Simone Santos apresentou a palestra “Curricularização da extensão nos cursos de graduação”. A programação seguiu pela tarde, com roda de conversa, mesa redonda e demais palestras.

Confira a programação do Encontro Pedagógico nesta quinta-feira (4):

8h30 – Apresentação de dados do ensino – prof. Me. Eduardo Moura, profa. Ma. Meiriluce Portela e pedagoga ma. Mariceia Lima.

9h30 – Reflexões sobre a inclusão escolar e necessidades educacionais específicas – prof. Me. Vilson Morais / Departamento de Ações Inclusivas (DAI-SJR).

10h30 – CoffeeBreak

10h40 – Saúde do servidor: legislações e orientações do setor médico (CSJR) – Médico Ribamar Vale / Coordenadoria de Assuntos Estudantis (CAE).

14h – Atualização do Calendário Letivo dos Cursos Técnicos – Pedagoga Ma. Mariceia Lima

15h – Informes dos setores do ensino – coordenações e departamentos

15h40 – Intervalo