Página Inicial > Notícias > IFMA assina Carta em defesa do Estado Democrático de Direito

IFMA assina Carta em defesa do Estado Democrático de Direito

Assinatura ocorreu durante a 113ª reunião ordinária do CONIF.
  • publicado 11/08/2022 14h22
  • última modificação 10/01/2023 14h38

O reitor do Instituto Federal do Maranhão (IFMA), professor Carlos Cesar Ferreira Teixeira, assinou hoje (11.08) a “Carta às Brasileiras e aos Brasileiros em Defesa do Estado Democrático de Direito”. O documento foi elaborado pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP) e conta com a adesão de diversas instituições.

[Clique e acesse a Carta]

A assinatura ocorreu dentro da programação da 113ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional das Instituições da Rede Ordinária do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), que reuniu 38 dirigentes, entre conselheiros e representantes, de Institutos Federais e Centros Federais Pernambucano (IFSertãoPE), sediada na cidade de Petrolina.

Atualmente, centenas de milhares de pessoas de todo o país já assinaram a carta – entre juristas, políticos, intelectuais e artistas. O texto destaca os perigos dos ataques à lisura do processo eleitoral e incitação à violência e ruptura da ordem constitucional.

Rejeitando qualquer abertura a retrocessos autoritários, a carta defende que, independentemente de preferências partidárias, os brasileiros se unam na defesa da democracia e do resultado das eleições.