Página Inicial > Notícias - PE > Olimpíada Nacional em História cria prêmio em homenagem ao professor do IFMA Joan Botelho

Homenagem é um reconhecimento do empenho do professor, vítima de Covid-19 em 2021, no apoio ao ensino e à divulgação científica em História.
  • publicado 11/08/2022 11h10
  • última modificação 11/08/2022 11h11

Professor Joan Botelho.

A Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB) vai realizar a primeira edição do Prêmio Joan Botelho,  uma homenagem ao professor do Instituto Federal do Maranhão (IFMA), que morreu em decorrência de Covid19, em abril de 2021. A premiação será concedida ao docente com o maior número de equipes inscritas na 14ª edição do evento.

Segundo divulgado nas redes sociais da ONHB, o professor Joan Botelho foi um importante apoiador do evento, participando desde as primeiras edições. O prêmio também é um reconhecimento pelo empenho do docente no apoio ao ensino e à divulgação científica em História.

O anúncio da vencedora ou vencedor da premiação será feito durante a palestra realizada para professoras e professores e que faz parte da programação da grande final da ONHB, dia 20 de agosto.

Saiba mais no portal da Olimpíada Nacional em História do Brasil

Joan Gabriel Botelho tinha graduação em História e Direito pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Ele era professor do IFMA Campus São Luís-Monte Castelo, em São Luís, além de ter sido diretor do Núcleo de Estudos Avançados do IFMA no município de Santa Rita.

Como pesquisador, teve destaque na área de História, com ênfase em História do Brasil República e História do Maranhão. Escreveu o livro didático “Conhecendo e debatendo a história do Maranhão”, uma das obras de referência no ensino e aprendizado de História do Maranhão. De acordo com o autor, o livro, dividido em três partes – História do Maranhão Colônia, Império e República – foi escrito no intuito de atender aos estudantes de ensino médio, vestibulandos e candidatos de concursos públicos. A primeira edição foi publicada em 2007 e, em 2019, a obra atingiu a terceira edição.

Além da vida acadêmica, Joan também atuou na política. Ele foi vereador em São Luís entre os anos de 1996 a 2000.