Página Inicial > Notícias > Campanha traçará perfil socioeconômico dos estudantes no IFMA

Campanha traçará perfil socioeconômico dos estudantes no IFMA

O questionário de caracterização socioeconômica estará disponível para preenchimento no SUAP no período de 12 de agosto a 05 de setembro.
  • publicado 12/08/2022 13h30
  • última modificação 16/08/2022 20h33

O Instituto Federal do Maranhão, por meio da Diretoria de Assuntos Estudantis da Pró-Reitoria de Ensino e Assuntos Estudantis (DAE/PRENAE), organiza a Campanha “Caracterização em dia”, que consiste na elaboração do questionário de caracterização socioeconômica a ser respondido pelos estudantes do IFMA, com o objetivo de traçar um retrato atual e panorâmico deles na instituição.

Todos os estudantes devem contribuir e responder às questões do formulário socioeconômico para atualizar os dados institucionais. As respostas servirão para alimentar as plataformas oficiais do Governo Federal.

Informações pessoais, familiares, socioeconômicas e educacionais (anteriores ao ingresso no IFMA), além dos dados de acesso às Tecnologias da Informação e Comunicação, estão entre as questões da enquete.

O documento estará disponível para preenchimento no SUAP no período de 12 de agosto a 05 de setembro de 2022.

Caso o estudante necessite fazer ajustes nas informações após preencher o questionário no SUAP, é só acessar: “Perfil do Aluno/a > Caracterização Socioeconômica > Editar”.

Link para acessar o questionário: www.suap.ifma.edu.br

ou confira abaixo o passo-a-passo para preencher o questionário:

Passo 1: entre no SUAP (www.suap.ifma.edu.br) e coloque seu usuário e senha;

Passo 2: busque pela aba de “ATIVIDADES ESTUDANTIS” e clique em “Assistência Estudantil”;

Passo 3: clique em “Caracterização Socioeconômica”;

Passo 4: Preencha em “Dados Pessoais” as informações solicitadas conforme a sua realidade.
Observação: sempre clicar em cima dos espaços para responder às perguntas, alguns desses espaços abrirão uma lista de opções e você selecionará a que melhor responder ao seu contexto.

Passo 5: Informe seus “Dados Educacionais” e certifique-se de que as informações estão corretamente preenchidas.

Passo 6: informe a “Situação Familiar e Socioeconômica” da sua família;

Passo 7: informe a renda de todos os que contribuem com Renda Familiar, você pode selecionar mais de um, caso tenha mais de uma pessoa que contribua com a Renda Familiar.
Observação: os valores informados devem ser os salários brutos (sem descontos), rendas provenientes de trabalhos informais (bicos, autônomos) ou aposentadorias (sem desconto).
Atenção: certifique-se de que os valores estão corretos, se não possuem zeros a mais ou a menos. Para isso, respeite as casas decimais. Assim o cálculo será realizado com base no valor real que sua família recebe.

Passo 8: informe dentre as pessoas que contribuem com a renda na sua família, quem é o (a) principal responsável financeiro(a);

Passo 9: responda às questões referentes ao seu principal responsável financeiro (situação de trabalho, nível de escolaridade, profissão);

Passo 10: informe a renda bruta da sua família (soma de todos os valores recebidos, inclusive bicos e trabalhos autônomos)
Atenção: observe se as casas decimais estão corretas, por exemplo, se a soma dos valores recebidos pelas pessoas da sua família totaliza quinhentos reais você deve preencher: R$ 500,00. Se for um salário mínimo, R$ 1.212,00 e assim por diante.

Passo 11: preencha as informações referentes à sua moradia: com quem você mora atualmente; a quantidade de pessoas; com quem você morava antes de ingressar no IFMA e a quantidade de pessoas; qual a condição do imóvel; consumo de energia (o consumo em KWh pode ser observado na conta de energia da sua residência); tipo de área residencial; e tipo de moradia.

Passo 12: caso sua família receba algum benefício do governo, informe, assim como se sua família possui o Cadastro Único;
Observação: O Programa Bolsa Família foi descontinuado pelo Governo Federal, sendo substituído pelo Auxílio Brasil.

Passo 13: preencha as informações acerca do seu acesso às Tecnologias da Informação e Comunicação e demais gastos que sua família possui.

Ao preencher todas as informações, clique em “Salvar”.