Página Inicial > Notícias - PE > Prêmio Fapema 2022: inscrições se encerram na sexta, 19/08

Prêmio Fapema 2022: inscrições se encerram na sexta, 19/08

O professor José Manuel Rivas Mercury é um dos homenageados especiais
  • publicado 12/08/2022 15h31
  • última modificação 12/08/2022 15h36

Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema) está com inscrições abertas ao Prêmio FAPEMA 2022 até sexta-feira, dia 19 de agosto.

O tema do prêmio deste ano é “Cientistas do Território Maranhense” e homenageará três grandes pesquisadores de destaque para o estado. Após a análise de mais de 2 mil sugestões da comunidade acadêmica, foram definidos os homenageados José Manuel Rivas Mercury (IFMA), Francisco Limeira de Oliveira (UEMA) e Luiz Alves Ferreira (UFMA).

Nesta edição serão premiadas 52 pessoas, distribuídas nas categorias de Pesquisador Júnior (estudante de ensino médio), Jovem Cientista (estudante de graduação), Dissertação de Mestrado, Tese de Doutorado, Pesquisador Sênior, Jornalismo Científico, Inovação Tecnológica, Popvídeo Ciências e Prêmio Homenagem Especial Fapema.

Cada vencedor receberá troféu, certificado e prêmio em dinheiro que varia entre R$ 1.250,00 a R$ 10.000,00, dependendo da categoria pela qual concorreu, totalizando R$ 216 mil em premiações. A solenidade está prevista para acontecer no dia 7 de dezembro, no Teatro Arthur Azevedo, em São Luís.

Inscrições

Para se inscrever, o candidato deve realizar a submissão online da sua proposta e dos documentos necessários por meio da plataforma patronage da Fapema.

Cada categoria possui critérios de elegibilidade próprios, como a obrigatoriedade de cadastro na plataforma Patronage e a inserção do Currículo Lattes atualizado do candidato e do orientador (quando houver). Para saber mais, o edital encontra-se disponível no site oficial da Fundação.

Sobre os homenageados

José Manuel Rivas Mercury, falecido em 2019, foi professor do Instituto Federal do Maranhão (IFMA), Campus São Luís Monte Castelo.

Pós-doutor em Mineralogia Aplicada pela Universidade Federal do Pará (UFPA), doutor em Química pela Universidade Autônoma de Madri e mestre em Engenharia Química (UFPA). Atuou em pesquisas sobre operações unitárias, processamento de materiais cerâmicos, caracterização de materiais, tratamento de resíduos, cerâmica vermelha, cimentos de aluminatos de cálcio e cimentos.

Francisco Limeira de Oliveira é professor da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Campus Caxias. É doutor e mestre em Ciências Biológicas (Entomologia) pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, com graduação em Licenciatura em Ciências Habilitação em Biologia. Atua nas áreas de Biodiversidade e de Zoologia, com ênfase em Taxonomia, com os temas Insecta, Diptera, Maranhão, Odiniidae, Therevidae, Tabanidae e entomologia econômica.

Luiz Alves Ferreira, falecido em 2020, foi professor do departamento de Patologia da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Mestre em Patologia pela Universidade de São Paulo (USP), com graduação em Medicina (UFMA). Fundador do Centro de Cultura Negra e da Academia Maranhense de Ciência, além de secretário regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) em três gestões. Participou dos movimentos pela criação e recriação da FAPEMA e da implantação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT).