Página Inicial > Notícias - PE > IFMA lança seletivo com 176 vagas para cursos de graduação em Barreirinhas, Buriticupu e Timon

Seleção usará pontuação obtida no ENEM. Vagas são para cursos presenciais com ingresso ainda no segundo semestre de 2022.
  • publicado 29/08/2022 21h41
  • última modificação 01/12/2022 16h30

O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) lançou processo seletivo para ingresso nos cursos presenciais de graduação dos campi Barreirinhas, Buriticupu e Timon. São 176 vagas ofertadas na seleção, que usará a pontuação obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Estão sendo oferecidos os cursos de Tecnologia em Gestão de Turismo, Biologia, Matemática, Tecnologia em Gestão Comercial e Tecnologia em Sistemas para Internet. As inscrições de candidatos serão realizadas de 1º a 9 de setembro, gratuitamente, pela internet, no portal do IFMA na página do Seletivo Simplificado para cursos de Graduação.

Barreirinhas

– Tecnologia em Gestão de Turismo (Tecnólogo\Noturno) – 40 vagas

Buriticupu

– Biologia (Licenciatura\Noturno) – 28 vagas

– Matemática (Licenciatura\Noturno) – 33 vagas

Timon

– Tecnologia em Gestão Comercial (Tecnólogo\Noturno) – 40 vagas

– Tecnologia em Sistemas para Internet (Tecnólogo\Vespertino) – 35 vagas

O resultado final deverá ser divulgado no dia 28 do mesmo mês. As matrículas, para a primeira chamada, estão previstas para ocorrer de 29 de setembro a 10 de outubro. O edital prevê ainda a convocação de excedentes (confira no documento as datas de convocação caso haja vagas remanescentes).

Sistema de cotas

De acordo com a Lei nº 12.711/2012, 50% das vagas de cada curso serão reservadas aos estudantes que tenham cursado integralmente o Ensino Médio em escolas públicas. Metade dessa cota é destinada aos candidatos que tenham renda familiar igual ou inferior a 1,5 salário mínimo per capita e a outra metade a candidatos que estejam em qualquer faixa de renda familiar. Em cada um desses grupos, há subdivisões que contemplam estudantes autodeclarados pretos, pardos ou indígenas e pessoas com deficiência. Além desses 50%, o IFMA também reserva vagas para candidatos com deficiência – independente da escola de origem, cor ou renda familiar. O edital do processo seletivo prevê ainda procedimento de heteroidentificação para validação da autodeclaração étnico-racial.

Período de inscrições – 1º a 9 de setembro

Resultado – 28 de setembro