Página Inicial > Notícias - PE > Alunos egressos do Campus Santa Inês recebem premiação em reunião no CLA

Alunos egressos do Campus Santa Inês recebem premiação em reunião no CLA

Após conquistar colocações na Olímpiada Brasileira de Astronomia, estudantes receberam medalhas do ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação
  • Augusto do Nascimento
  • publicado 01/09/2022 10h50
  • última modificação 01/12/2022 16h30

Os estudantes Gabriel Sousa Melo e Emanuel de Jesus Nunes Júnior, que concluíram o curso Técnico em Eletrônica no Campus IFMA Santa Inês, foram premiados respectivamente com medalhas de ouro e prata, na edição 2021 da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). Na segunda-feira (29), os alunos receberam as medalhas do titular do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Paulo Alvim, durante reunião da Comissão Integrada de Desenvolvimento do Centro Espacial de Alcântara (CDI-CEA). O professor que coordena a Olimpíada no Campus Santa Inês, Anderson Meireles, também foi agraciado com medalha de honra ao mérito.

A OBA é realizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB), e busca envolver alunos do ensino fundamental e médio em todo o Brasil, além de escolas de língua portuguesa em outros países. O objetivo é estimular o interesse dos jovens pela Astronomia, Astronáutica e ciências afins, além de difundir conhecimentos básicos de forma lúdica e cooperativa, engajando alunos, professores, coordenadores pedagógicos, diretores de escolas, e pais. A competição envolve ainda planetários, observatórios, espaços, centros e museus de ciências, associações e clubes de Astronomia, astrônomos profissionais e amadores, bem como instituições voltadas às atividades aeroespaciais.

A reunião da CDI-CEA contou com a participação do reitor do IFMA, Carlos César Ferreira, e dos diretores-gerais Jorge Renato Santos da Silva (Campus Alcântara) e Aristóteles de Almeida Lacerda Neto (Campus Santa Inês). A pauta do encontro foi a apresentação de atualizações do Plano de Desenvolvimento Integrado (PDI), documento que reúne as principais diretrizes para o desenvolvimento do Centro Espacial.

GALERIA DE IMAGENS